Flamengo disputa jogo de vida ou morte já em maio

gabriel flamengo
Gabriel e o Flamengo precisam estar 100% para não passar mais um vexame

Pode ter certeza que quando o Flamengo abriu o cofre para trazer De Arrascaeta e Bruno Henrique e ainda Gabigol como cereja do bolo, eles não imaginavam que um jogo de vida ou morte seria disputado em maio. Mas aqui estamos: o Fla não pode perder para o Peñarol em Montevideu, depois de ter perdido no Rio já.

Com o poderio financeiro que o clube tem, a torcida só ficará satisfeita com dois títulos: o Campeonato Brasileiro e a Libertadores. Mesmo a Copa do Brasil teria um gosto de consolação. Por isso, estar aqui neste momento já é um baque. Mas perder é uma hecatombe.

Como chegamos aqui?

Os três jogos seguidos em casa eram um presente depois da vitória na altitude de Oruro. Vale destacar que o Peñarol perdeu lá e a LDU empatou.

Mas no meio dessa sequência, o Flamengo se complicou contra os uruguaios, que não tem um time bom. Depois da expulsão de Gabigol, o empate por 0 a 0 seria bom, mas a equipe levou um gol no fim que foi trágico. Caso o empate tivesse sido confirmado, o Flamengo agora teria 10 pontos e, mais importante, o Peñarol 7.

Não me entenda mal, não digo que o clube carioca devia ter recuado, até porque fez um jogo péssimo no ataque e não saberia se defender de qualquer jeito, já que leva gol em basicamente todos os jogos. Até na goleada contra o San José foi vazado.

Aqui não tem jeito: é preciso apontar o dedo para Abel Braga, que não tira o suficiente desse time. Se fosse uma equipe ultra-ofensiva que leva gols, tudo bem. Mas mesmo com várias combinações possíveis no meio para a frente, a equipe estagna em diversos momentos.

O Flamengo é favorito mesmo o jogo sendo fora de casa porque é realmente superior ao Peñarol. Na Betfair, a vitória rubro-negra paga 2,5 para 1, enquanto a uruguaia paga 3 para 1.

Mesmo perdendo, é possível a classificação caso a LDU não faça seu dever de casa contra o San José. Mas é um jogo de vida ou morte e se o cenário “catimba, torcida jogando junto, brasileiros nervosos e 0 a 0 no intervalo” vier, tudo é possível. Inclusive mais uma vexatória eliminação na primeira fase.

Grêmio precisa se cuidar

kannemann gremio
O Grêmio saiu do buraco, mas ainda não pode perder na ultima rodada para passar

Com a vitória contra o Libertad fora de casa, o Grêmio pode respirar, mas ainda não é aliviado. O time está com a mesma pontuação contra a Universidad Católica, rival de hoje. O duelo será em Porto Alegre.

O time da Católica não mete muito medo, mas o tricolor gaúcho está mal, especialmente defensivamente. Além dos 5 gols para o Fluminense, o time levou 2 do Santos em poucos minutos na estreia do brasileiro e nesta Libertadores não jogou bem diversas vezes.

Hoje parece que o talento carrega um plano de jogo que não é sólido. Everton, talvez o melhor jogador do Brasil hoje, dominou no Paraguai.

A vitória do Grêmio paga 1,5 para 1 na Betfair e o empate também serve. É muito improvável uma derrota, mas o time de Renato Gaúcho não está fazendo por onde e a confiança não está 100%. Hoje pode ajudar para recuperar a moral com a torcida.

Outros jogos

O Palmeiras já está classificado, mas precisa pensar em não perder para não ser superado pelo San Lorenzo, já que em jogo está o primeiro lugar do grupo. A diferença é clara: um primeiro pode até pegar um River Plate, Grêmio ou Boca Juniors/Athlético-PR. Mas também pode encarar Godoy Cruz, Emelec e Nacional/Peñarol.

Já quem ficou em segundo tem uma pedreira garantida já nas oitavas. Quer saber a importância de ficar em primeiro? Pergunta pro Flamengo, que ficou atrás do River Plate na fase de grupos em 2018 e já teve que pegar o Cruzeiro logo de cara.

O Cruzeiro pega o Emelec em jogo que só vale para os equatorianos. Dá para passar desse jogo se estiver na TV.

Comentários do Facebook