O River Plate deu mais um golpe nos torcedores do Boca, que antes era soberano na Argentina com seis Libertadores contra apenas duas dos rivais e agora precisa encarar um mundo com o River talvez chegando a cinco Libertadores, mais títulos nacionais e duas vitórias em mata-mata em anos seguidos.
Enfim, isso é secundário agora porque teremos o maior jogo entre brasileiros no ano de 2019. Como o Campeonato Brasileiro está basicamente decidido, este Flamengo x Grêmio será indiscutivelmente o jogo mais importante entre clubes nacionais. E o fato do primeiro jogo ter sido 1 a 1 só deixa tudo melhor. Explico abaixo.
O Grêmio joga melhor com as costas na parede
Nestes anos com Renato Gaúcho no comando do Grêmio, parece que o Tricolor joga melhor quando está à beira do precipício. Ou com as costas na parede. Aliás engraçado que em uma analogia você não tem nada atrás e você e na outra tem tijolos, mas ambas significam o mesmo.
Isso pode ser visto este ano. Quando o Grêmio perdeu na Arena para o Palmeiras e parecia muito perto da eliminação, especialmente depois que o Verdão abriu o placar em São Paulo, a virada logo veio. Já na Copa do Brasil, o Tricolor fez 2 a 0 contra o Athlético em casa e acabou eliminado no Paraná nos pênaltis.
Mesma coisa ano passado, quando ganhou do River na Argentina mas terminou eliminado em casa na volta.
Se tivesse vencido por 1 a 0, o Grêmio talvez fosse se segurar mais, também porque não contará com Luan, Jean Pyerre mesmo que jogue não estará 100% e o comando do ataque segue sendo um problema.
Mas depois de ter feito um péssimo primeiro tempo em casa e empatado no fim do segundo tempo, o Grêmio vai precisar jogar no Maracanã, afinal o 0 a 0 é dos cariocas. A questão é saber se teremos um plano gremista para fazer Everton jogar, mesmo com a atenção dispensada pelos rivais que foi muito bem trabalhada no jogo de ida.
O Flamengo não é de 0 a 0
E isso é ótimo, já que o jogo será realmente aberto. O Fla tem algumas dúvidas. De Arrascaeta voltou a tempo, mas deve ser usado só em caso de código vermelho. Rafinha deve voltar ao time.
Por que o Grêmio é um time traiçoeiro, ficar esperando é um erro e o Flamengo não sabe jogar assim, afinal estamos falando de um time que o principal talento é na produção constante de jogadas. Gerson é a chave para o duelo e Renato deve ter perdido horas de sono pensando nele.
E conta a favor do Flamengo outros fatores. Pedro Geromel volta, o que é bom para os gaúchos, mas Leo Moura do alto de seus 41 anos deve ser o lateral-direito e o torcedor do Flamengo sabe bem que seu ex-jogador por 10 anos nunca foi um grande defensor. E o goleiro Paulo Victor, também ex-Flamengo, está longe de ser um goleiro seguro.
Odds de Flamengo x Grêmio
O Flamengo é o favorito para vencer o jogo, segundo a Betfair. O pagamento pela vitória é de 1,6 para 1, com a classificação para a final pagando 1,22 para 1.
Quem confia no Grêmio pode ter excelente retorno. Nem tanto apostando em empate ou vitória hoje mas só na classificação, que paga 3,8 para 1. É um número até alto para uma equipe que está na semifinal pela terceira vez seguida e que busca o segundo título em três anos.
A soma da empolgação com o Flamengo, o time basicamente completo contra os problemas do Grêmio e o Maracanã justifica o favoritismo, claro. Mas o empate em 1 a 1 na ida está longe de ser um resultado definitivo. E é difícil imaginar o Grêmio se acovardando e lutando por uma bola apenas.
Independente se você é torcedor de um dos lados e sua opinião sobre o que irá rolar, a verdade é que será um Flamengo x Grêmio que todos os amantes de futebol precisam ver. E vai ter secadores de plantão para todos os lados, pode ter certeza disso.