Segunda rodada do Brasileirão e semi das Champions League: o que aprendemos?

Neste feriado de 1 de maio, o Brasileirão viu 16 dos seus 20 times entrando em campo para a disputa da segunda rodada. Finalmente tivemos empates, mas a média de gols continua alta e nenhum 0x0 rolou até agora. Enquanto isso, na Europa, o Barcelona atropelou o Liverpool sem dó, e também vamos falar com mais calma sobre isso.

Quem mandou bem

Os dois times que ocupam a liderança no momento são clubes que começaram a temporada um tanto desacreditados. Óbvio que duas rodadas são não nada para se tomar como parâmetro, mas, ainda assim, méritos para São Paulo e Atlético-MG por terem vencido seus dois jogos até o momento.

O Tricolor foi até o Serra Dourada pegar o Goiás e viu Alexandre Pato comandar uma bela vitória por 2×1 (sendo que o gol do Goiás só foi confirmado por VAR e, ainda assim, divide opiniões até agora sobre sua legitimidade). Toró e o próprio Pato marcaram para o time paulista. O Atlético-MG, por sua vez, visitou o Vasco no Rio de Janeiro e saiu com uma vitória também por 2×1 – agravando ainda mais a crise do time carioca, que ocupa a lanterna e já sofreu seis gols em dois jogos.

Quem também fez bonito e se redimiu da derrota na primeira rodada foi o Fortaleza, que pegou o badalado Athletico-PR na Arena Castelão e saiu com a vitória por (adivinha?) 2×1. Méritos para o técnico Rogério Ceni, que mexeu bem no time, colocou o interminável Wellington Paulista em campo e viu o atacante de 36 anos marcar o gol da vitória.

Outro que se redimiu da derrota na primeira rodada foi o Corinthians, que fez um jogo ao melhor estilo Fábio Carille em Itaquera, venceu a Chapecoense com um gol de cabeça do lateral-esquerdo Carlos Augusto e não foi vazado. O Cruzeiro também venceu, no caso o Ceará, pelo placar mínimo, e marcou seus primeiros três pontos no Brasileirão.

Por fim, o grande jogo do feriado foi o confronto entre Internacional e Flamengo, que viu Paolo Guerrero reencontrar seu antigo clube e fazer valer a famosa “Lei do Ex” com apenas cinco minutos de jogo. Em mais um 2×1 da rodada, o Inter se recuperou da derrota na primeira rodada e o Flamengo descobriu que é preciso jogar com muita garra e qualidade se quiser vencer os concorrentes ao título, especialmente fora de casa.

Quem não foi tão bem assim

Atual campeão e vitorioso na primeira rodada, o Palmeiras pagou o preço por usar seu time reserva contra o CSA e saiu de Alagoas com apenas um empate por 1×1. Tendo saído na frente, o Verdão cedeu o empate para um dos times mais fracos do campeonato, pontos que talvez façam falta mais para frente.

Quem também fez um jogo morno e com resultado decepcionante foi o Grêmio, que visitou Florianópolis para encarar o Avaí na Ressacada. O Imortal até saiu na frente com Rômulo no finzinho do primeiro tempo, mas viu o Leão da Ilha ir com tudo pra cima e empatar merecidamente aos 40 do segundo tempo (ainda que com um gol contra).

Santos x Fluminense e Botafogo x Bahia completam a rodada nesta quinta-feira (2). As odds para o duelo no litoral paulista em Betfair estão em 1,46 para 1 se der Peixe e 7 para 1 se der Flu. Para o duelo no Engenhão, odds equilibradíssimas, com 2,2 para 1 em caso de vitória do Botafogo, 3,5 para vitória do Bahia e ainda 3 para 1 em caso de empate.

Barcelona atropela graças ao melhor do mundo

O conceito “melhor jogador de futebol do mundo” é perigoso, mutável e perfeitamente escorregadio. Ainda assim, não considerar Lionel Messi o ocupante do cargo no momento beira a insanidade, e ontem o argentino deu provas de quão essencial é nos momentos mais importantes para o Barcelona.

No jogo de ida das semis da Liga dos Campeões, o Liverpool começou pressionando e foi muito perigoso para os catalães em pleno Camp Nou. Com um pouco de sorte ou pontaria, os Reds teriam balançado a rede uma ou mais vezes. Mas, como todo mundo sabe, é nos momentos de dificuldade que Messi chama a responsabilidade para si.

Depois do gol de Suárez (que comemorou efusivamente ao marcar contra o ex-time), o camisa 10 fez Virgil Van Dijk parecer um garoto inexperiente de base, e não um dos melhores zagueiros do mundo. Messi deitou e rolou, fez dois gols e o Barça só não enfiou o quarto e o quinto porque Dembélé esqueceu de colocar o pé na forma antes dos seus chutes cara a cara com Alisson.

O placar é amargo para o Liverpool, que não merecia ter perdido sem conseguir marcar sequer um golzinho, e virar a mesa na Inglaterra será uma missão hercúlea. As odds em Betfair para uma qualificação do Liverpool estão em 9 para 1 – enquanto que, se o Barça for à final, o pagamento é de míseros 1,05 para 1. Dá pra entender.

Comentários do Facebook