Bom, Ok ou Péssimo: veja como foi o ano do seu time

42
para paqueta flamengo

O ano do futebol brasileiro acabou para praticamente todo mundo e a maioria dos jogadores agora está curtindo uma praia, cerveja e … deixa para lá. Então se tem uma hora para avaliar como o seu time foi neste ano é agora. O Atlético-PR, que ainda pode vencer a Copa Sul-Americana, pode mudar de patamar. Na Betfair, a vitória do Furacão no segundo jogo paga 1,8 para 1.

Temos que levar muitas coisas em consideração. Claro que a expectativa do Palmeiras não pode ser a mesma do Fluminense e isso será levado em conta. Sem mais bla bla bla, separei em três categorias: Bom, Ok (não foi memorável, mas não foi horrível) e Péssimo. Você discorda de alguma avaliação? Fale com a gente!

Vou começar pelo péssimo porque é mais legal descer a lenha.

Os times brasileiros que foram péssimos em 2018

  • Flamengo

Pode parecer estranho que o segundo colocado do Campeonato Brasileiro esteja nesta classificação, mas duvido que muitos torcedores do Flamengo discordem de mim. O investimento mais uma vez foi altíssimo, inclusive trazendo Vitinho no meio da temporada por 10 milhões de euros.

Mas sempre que um jogo grande chegou, esse elenco não respondeu. Perdeu o Campeonato Carioca para um Botafogo inferior, caiu nas oitavas para o Cruzeiro levando uma sapatada no Maracanã e nos duelos contra Palmeiras (aqui e lá), São Paulo (Maracanã) e Inter (Beira-Rio) não conseguiu vencer um. Na Copa do Brasil pode ter sido o pior, caindo para um limitadíssimo Corinthians na semifinal.

Legal, classificou para a Libertadores. Pouquíssimo para a expectativa e investimento do rubro-negro.

  • Vasco e Fluminense

A expectativa não era de um grande ano para nenhum dos dois por causa dos problemas financeiros. O Vasco ainda teve que disputar a Libertadores, quase caindo na Pré-Libertadores e levando goleadas de Cruzeiro e Racing na fase de grupos, onde foi eliminado.

Mas o pior ficou reservado para o Campeonato Brasileiro, onde o Vasco ficou ameaçado por longo tempo e o Fluminense correu perigo no fim. Um ano para se esquecer e que deve se repetir.

  • Corinthians

O time até ganhou o Campeonato Paulista contra o arquirrival, na casa do Palmeiras. Mas depois, graças a anos e anos de irresponsabilidade financeira e mais um desmanche de Andres Sanchez, o Corinthians teve um segundo semestre pavoroso, conseguindo se livrar do rebaixamento apenas na penúltima rodada.

A Copa do Brasil seria uma bela conquista, já que o time eliminou o Flamengo sendo azarão, mas o Cruzeiro era superior e mostrou isso. Depois de um 2017 incrível, o 2018 foi péssimo.

Apenas ok

  • São Paulo

Eu sei que está é uma escolha que pode surpreender a muitos, mas coloco o São Paulo em apenas ok. Sim, teve investimento para esta temporada, mas o time está se reconstruindo, um patamar abaixo de Palmeiras e Flamengo no orçamento e organização.

O problema foi que com a boa campanha no começo do Brasileirão, veio a expectativa e a decepção, com uma bola de neve de jogadores fazendo beicinho, diretoria patinando e torcida se irritando para acabar o ano. Se 2018 tivesse mais um mês, o São Paulo iria para péssimo. Como volta para a Libertadores, coloquei em apenas ok.

  • Grêmio
gremio comemora
O jogo contra o River foi o divisor d’águas no ano do Grêmio. O ano foi ok, pior que em 2017

Com Renato Gaúcho na crista da onda, o Grêmio começou o ano sonhando com o tetra da Libertadores e quem sabe até voltar a ganhar o Campeonato Brasileiro depois de duas décadas. Porém o time perdeu algumas chances no Brasileiro, foi eliminado na Copa do Brasil e concentrou todas suas forças para ser o vencedor na América novamente.

Substituição, Bressan entra aos 24min do segundo tempo.

Fim do ano gremista. Pelo menos o tricolor estará na Libertadores e levantou taças de segunda expressão.

  • Botafogo e Santos

O Botafogo ainda conseguiu o Campeonato Carioca, o que é um pequeno consolo. Mas tanto o alvinegro carioca como o paulista passaram por turbulências no meio do ano e quando pareciam que podiam embalar, algo vinha para destruir. O Santos foi sua patética diretoria e o caso Sanchez na Libertadores. O Botafogo perdeu Alberto Valentim para o Egito e, sinceramente, não tinha cacife para muita coisa.

Sem vaga na Libertadores, mas sem passar grandes vergonhas mesmo que suas diretorias não fizessem muito para evitá-las.

  • Atlético-MG

O Atlético-MG começou o ano sem Libertadores para jogar e perdendo o Campeonato Mineiro para o Cruzeiro depois de fazer 2 a 0 na ida. O time começou o Campeonato Brasileiro bem, mas viu Roger Guedes sair e várias mudanças na pausa para a Copa.

Ou seja, apesar de quase ter perdido a vaga na Libertadores no fim, o time mineiro conseguiu se segurar e volta para a competição continental. Não foi lindo o 2018, mas tudo bem.

Entre Ok e Bom

  • Cruzeiro

Outro time que pode surpreender por estar aqui, mas é óbvio que o Cruzeiro não queria apenas a Copa do Brasil. O elenco montado era para um voo mais alto que em 2017, mas na Libertadores teve um Boca no meio do caminho e no Brasileirão o time não conseguiu se sustentar.

Mano Menezes não fez um grande trabalho em 2018, temos que admitir. A Copa do Brasil foi bom para o orçamento e para não ficar de mãos vazias tratando-se de títulos de maior expressão, mas o Cruzeiro pode e precisa de mais.

Bom

  • Internacional
internacional damião comemora
A campanha do Internacional foi surpreendente. O time volta à Libertadores e deixa o ano no positivo

Você viu que fui exigente para colocar aqui no bom. O Internacional não ganhou o Gauchão e foi eliminado de forma vergonhosa na Copa do Brasil, mas fez um Brasileirão muito acima das expectativas, tendo a melhor campanha de um time que subiu da Série B para A. Aliás o time nem a Série B ganhou.

O Inter está aqui porque superou expectativas e volta para a Libertadores para tentar o tri. Foi um bom ano para o Internacional depois de um começo bastante ruim.

  • Palmeiras
palmeiras comemora
O Palmeiras salvou o ano com o Brasileirão, mas a Libertadores segue sendo o sonho

Aqui voltamos a falar da expectativa. Elas foram colocadas lá em cima para o Palmeiras e até Felipão chegar o clube estava abaixo. As derrotas na Libertadores e Copa do Brasil estavam fazendo o time ficar no péssimo nesta lista, mas com a conquista do Campeonato Brasileiro, não tem como dizer que o alviverde foi apenas ok.

Foi tudo que o time queria? Não. Já fiz minhas críticas aqui, inclusive a Felipão. Mas o Palmeiras conseguiu salvar o ano com o Campeonato Brasileiro. Agora, mesma coisa do Cruzeiro: o time pode mais do que fez em 2018.

Pendente

  • Atlético-PR

Depois da conquista do paranaense, o Furacão começou o Campeonato Brasileiro de forma horrorosa. Com Tiago Nunes, a maré virou, ou melhor, o vento virou Furacão e a equipe terminou na sétima posição do nacional.

A conquista da Sul-Americana está próxima com o empate na Colômbia. E isso fará o ano ser muito positivo para o rubro-negro do Paraná. Se perder, não será péssimo, mas ter duas chances de ir para a Libertadores e não conseguir será uma grande decepção.

Comentários do Facebook