O Grupo X do Campeonato Carioca será o grande momento do fim de semana de futebol

29
Campeonato Carioca
Líder do grupo C, o Fluminense pode chegar à decisão do Campeonato Carioca mesmo sem vencer um turno sequer

Flamengo e Botafogo fazem um clássico neste sábado, no Engenhão. Fluminense encara o Volta Redona, Vasco pega o Boavista, finalista da Taça Guanabara. Todos esses jogos importam para a resolução da Taça Rio. Mas não são os jogos mais decisivos do Campeonato Carioca de 2018 neste final de semana.

Por coisas que só no nosso futebol acontecem, no domingo teremos os dois jogos finais do Grupo X do Campeonato Carioca, que basicamente ninguém sabe que está acontecendo mas não é por isso que perde seu charme. Ainda mais porque Resende, América, Bonsucesso e Goytacaz vão decidir quem jogará a série principal do estadual em 2019 e todos eles correm o risco de rebaixamento.

Antes de falar dos jogos, vale a pena explicar. O Campeonato Carioca de 2018 na verdade começou em 2017. Com o calendário apertado por causa da Copa do Mundo, a primeira fase foi antecipada e contou com seis equipes jogando entre si. As duas primeiras, que terminaram sendo Cabofriense e Macaé, foram para os grupos da fase principal, com todos os grandes do Rio.

Já os quatro piores não tiveram essa sorte, sendo colocados no Grupo X, onde vão brigar para ver quem cai para a segunda divisão do estadual. E essa briga está ferrenha.

Ao fim de cinco jogos, o Resende, com oito pontos e apenas duas vitórias, é o líder desse grupo. América, Bonsucesso e Goytacaz têm seis pontos, com o critério de desempate colocando o América para fora da zona de descenso.

E na última rodada todos vão se enfrentar e há perfeitamente a possibilidade do Resende terminar em último. O time vai encarar o Goytacaz no estádio Aryzão e o time da casa promete arquibancada cheia nesse duelo decisivo. O time ainda se orgulha de não perder no estádio há dois anos, uma série de 14 jogos.

Já o tradicional América vai encarar o Bonsucesso no estádio de Moça Bonita, no mesmo horário: 15h30.

O América se livra com uma vitória, independente dos outros resultados, mas o time vem de duas derrotas seguidas depois de golear o Goytacaz por 4 a 1. O time venceu o Bonsucesso por 3 a 1 no dia 3 de fevereiro e precisa desesperadamente repetir essa atuação e não as duas últimas para se manter entre os melhores times do Rio de Janeiro.

Já o Resende também é dono de seu destino, mas o time se complicou com uma derrota em casa, na última partida, há duas semanas. E no jogo em Resende contra o Goytacaz, os dois times empataram: 1 a 1.

Ou seja, mais emoção que isso é basicamente impossível. Mas fica pior.

Lembra do América estar em segundo na tabela pelo critério de desempate? Pois bem, ele não vale nada. No cenário de hoje, com o segundo, terceiro e quarto empatados, os três vão disputar mais uma fase em um Grupo Z, jogando ida e volta entre eles. Mesma coisa se dois times – o segundo e o terceiro na tabela – terminarem empatados. Então qualquer empate em pontos que não deixe definido quem será rebaixado vai desencadear mais jogos.

Então o que acontecer em Moça Bonita e no estádio Aryzão pode ser muito, muito importante. Ou então só mais um capítulo de emoção que vai continuar nas próximas semanas. Os campeonatos estaduais têm dessas.