Flamengo x River Plate
Está na hora dos jogadores do Flamengo justificarem seu valor; o Brasileiro é o palco perfeito

Ás vésperas da realização da terceira rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, o torneio mostra um desequilíbrio entre os grupos que pode permitir que os times da chave C assegurarem duas vagas na decisão mesmo sem conseguir vencer um turno sequer.

Depois de duas jornadas completadas, Fluminense, Portuguesa, Boavista e Botafogo apresentam aproveitamento de 100% e abrem chance de disputar as semifinais do torneio mesmo que não obtenham sucesso nas partidas decisivas do segundo turno.

Exigência de decisão beneficia TV

Essa situação acontece pelo desejo de a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro ter desenvolvido uma fórmula de disputa que agrada a TV Globo, emissora detentora dos direitos de transmissão da competição. Visando garantir que partidas finais sejam realizadas, a entidade não permite que o Flamengo, campeão da Taça Guanabara, o primeiro turno, seja declarado vencedor da disputa mesmo que vença também a Taça Rio.

Campeonato Carioca
Líder do grupo C, o Fluminense pode chegar à decisão do Campeonato Carioca mesmo sem vencer um turno sequer

Se isso ocorrer, rubro-negro vai garantir seu lugar direto na final. Mas semifinais e final serão disputadas entre os quatro times que tiverem maior número de pontos ao longo da competição dando ao vencedor desse duelo o direito de alcançar o título estadual sem ter conquistado qualquer um dos turnos. Tudo isso para preencher a grade de programação da emissora.

Prática contraria teoria e mostra superioridade de um grupo

Na Taça Rio, os clubes de uma chave jogam contra os da outra. Isso tem mostrado que apesar de ter realizado um sorteio dirigido visando deixar os dois grupos equilibrados, a Federação, na prática, falhou nessa tentativa.

Após duas rodadas do segundo turno, nenhum time do grupo B, que tem Flamengo, Volta Redonda, Bangu, Vasco, Cabofriense e Nova Iguaçu conseguiu alcançar os seis pontos possíveis, algo que aconteceu com quatro representantes da outra chave.

O terceiro round nessa disputa começa neste sábado, 3 de março, com a realização de duas partidas. Em Moça Bonita, a partir das 16h30 (horário de Brasília), o Bangu vai receber a Portuguesa, que está na segunda colocação do grupo C por perder para o Fluminense no saldo de gols e superar no mesmo quesito Boavista e Botafogo, que também acumularam os seis pontos.

Flamengo x River Plate
O Flamengo vai enfrentar o Botafogo no campo do rival neste sábado

O alvinegro terá o clássico com o Flamengo, às 17h, em seu estádio, apesar de o mando de campo ser do rubro-negro, que não tem outro lugar para realizar a partida uma vez que seu estádio, a “Ilha do Urubu”, foi interditado pela queda de uma torre de iluminação.

Quatro jogos completam jornada no domingo

A jornada será complementada no domingo com mais quatro partidas. No Laranjão, o Nova Iguaçu encara o Madureira às 15h45. No mesmo horário, no Correão, o Cabo Frio tem o Macaé para frente. O jogo da TV nesta rodada tem o Fluminense enfrentando o Volta Redonda a partir das 17h em Los Larios.

A rodada será fechada fora do Rio de Janeiro. Para faturar uns trocados a mais, o Vasco venceu seu mando de campo e vai encarar o Boavista, vice-campeão da Taça Guanabara, no estádio Kléber Andrade, em Cariacica (região metropolitana de Vitória, Espírito Santo).

Domingo tem jogos decisivos pelo grupo X

Quando são considerados os jogos da fase de classificação dos dois turnos, o Flamengo ainda segue como líder. Tem 16 pontos acumulados. Mas pode perder essa condição no final de semana, uma vez que Boavista (15), Botafogo (15) e Fluminense (14) estão colados em busca de garantir um lugar na decisão.

A disputa pelo topo da tabela não é a única atração do Campeonato Carioca para o final de semana. No domingo será realizada a jornada final do grupo X, que define os times que serão rebaixados para a Segunda Divisão. A briga está acirrada e todas as equipes seguem ameaçadas de queda.

PosiçãoTimePontos GanhosSaldo de gols
1Resende81
2América61
3Goytacaz6-1
4Bonsucesso6-1

O Resente está em melhor situação. Tem oito pontos e depende apenas de um empate contra o Goytacaz (15h30) para sobreviver. O time de Campos tem seis pontos, assim como Bonsucesso e América, que se enfrentam na outra partida. Isso pode fazer com que a sobrevivência seja definida no saldo de gols.