Finalmente chegamos aqui. Depois de muitas semanas com Campeonatos Estaduais (deveriam ser cortados em pelo menos 30%), o fim de semana anterior ao começo do Campeonato Brasileiro é de finais. E pode ter certeza que até quem chama de Paulistinha estará na frente da TV.
Depois da vergonha que foi a final do Gaúcho, sobraram os Campeonatos Mineiro, Paulista e Carioca para falar sobre, pegando apenas os principais do Brasil.
Flamengo x Vasco
Aqui não há muito o que falar. O Flamengo, mesmo que ainda não emocione os amantes do futebol arte, tem qualidade técnica para decidir um jogo a qualquer momento.
Ainda mais contra um Vasco limitadíssimo, em crise e cujo treinador, Alberto Valentim, pode não durar no cargo além do fim de semana. O 2 a 0 contra o Santos contra ficou barato, assim como o 2 a 0 contra na primeira partida da final.
Isso se reflete nas odds da Betfair, com o Flamengo pagando 1,4 para 1 em nova vitória. O Vasco paga 7 para 1, enquanto o empate está em 4 para 1. O Fla não pode perder a atenção, mas pode entrar sem tanta fome de balançar as redes. Um empate pode ser interessante.
Corinthians x São Paulo
O futebol brasileiro está um pouco louco e o Paulista é a principal prova disso atualmente. A bola virou inimiga e atacar parece ser um problema. Falei disso sobre o Corinthians, que não marcou gols nos últimos quatro jogos.
Mas o São Paulo também não marcou um mísero gol desde que o primeiro jogo da semifinal do Paulista, contra o Palmeiras, teve seu apito inicial.
A esperança aqui é que o Corinthians, em casa, saia para o jogo. Até para mostrar para a torcida e imprensa que sabe jogar sem ser de forma covarde. As críticas após a derrota para a Chapecoense foram duras.
O São Paulo tem uma posição confortável no sentido de ninguém esperar esse título um mês atrás. Acabar com o jejum de 14 anos sem Paulista seria de imensa importância entrando no Brasileiro.
O Corinthians é favorito para vencer, pagando 2,3 para 1 na vitória hoje. O São Paulo paga 3,5 para 1 na Betfair, com o empate, que já aconteceu diversas vezes neste mata-mata de Paulista pagando 2,75 para 1.
Com ataques sonolentos, o menos de 1,5 gols na partida pagando 2,1 para 1 pode ser interessante.
Cruzeiro x Atlético-MG
Não sou de defender demissão de treinadores, mas a saída de Levir Culpi não pode gerar um “ai”. E na primeira partida sem o treinador, logo contra o Cruzeiro na final do Mineiro, o Galo se comportou bem, apesar de ter perdido por 2 a 1.
O jogo de volta será neste sábado, no Independência e o Atlético-MG tem a vantagem do empate no resultado agregado. Ou seja, o 1 a 0 ou 2 a 1 pró-Galo dá o título para o alvinegro.
Rodrigo Santana, o treinador interino do Atlético, fez mistério com treinos fechados e escondeu o jogo sobre se Cazares joga (incômodo na coxa) e quem fará companhia na armação. Chará pode ser titular, assim como Maicon Bolt ou Geuvânio. Com mistério ou sem, Ricardo Oliveira é garantido no comando do ataque.
O Galo está um pouco menos pressionado pelo fato das esperanças terem caído muito com os maus resultados na Libertadores e a queda de Levir. Uma vitória é surpreendente. Uma derrota, esperada. O Cruzeiro tem mais pressão, mas com a boa bola que já está jogando, isso não parece ser problema.