
Estamos fazendo posts de Libertadores com vários jogos. Ontem foram dois, terça passada foram 4. Hoje teremos o Flamengo recebendo o Barcelona de Guayaquil e falaremos dele mais abaixo. Mas o jogo principal é São Paulo x LDU, sem dúvidas.
Calma torcedor do Flamengo. Não é mérito do São Paulo ter esse protagonismo, aliás é justamente o contrário. Por ter tomado a virada do Binacional e estar em um grupo com River e LDU, a partida desta quarta no Morumbi já dirá muito sobre o resultado final do grupo.
Vamos ao jogo logo.
Vitória não garante nada; derrota é trágica
Não tem nada pior do que encarar uma situação na vida onde se você fizer direito seu ganho não será grande, mas se você falhar está frito. Pois bem, é isso que acontece com o Tricolor hoje.
A LDU fez sua parte, recebendo um River reserva – poupando para a rodada final do Campeonato Argentino, que acabou perdendo – e metendo 3 a 0.
Pois bem, se o River já ia ser o rival mais difícil do grupo, agora que perdeu para o Boca não vai amaciar mesmo. E depender de resultados contra os argentinos no dia 17/03 no Morumbi e 22/04 no Monumental de Nuñez é a pior coisa possível.
Portanto não resta o que fazer além de ganhar pontos contra a LDU e o jogo de hoje é obrigatório que venha acompanhado dos 3 pontos. A vitória do São Paulo paga 1,5 para 1 na Betfair, com 6,5 para 1 da LDU e 4 para 1 do empate.
Uma derrota hoje dos paulistas faz a LDU ir a seis pontos e o River provavelmente irá a 3, já que pega o Binacional em casa. Isso obriga o São Paulo não só a tirar pelo menos 4 pontos do River, como ainda conseguir alguma coisa em Quito, que também tem altitude: 2800 metros.
Ou seja, por isso a vitória não garante tanto, mas a derrota pesa absurdos.
O gol é um detalhe
Nenhum torcedor do São Paulo te dirá que o time joga mal. Agora todos eles irão reclamar de como a equipe finaliza pessimamente. O jogo contra o Binacional, sem forçar muito, poderia ter ido 3 a 0 pró-São Paulo para o intervalo. Uma vitória nesse jogo deixaria tudo simples: ganha mais os três jogos em casa e está classificado, podendo até perder para LDU e River.
Mas não foi o que aconteceu. Hoje o time voltará a ter chances, já que Fernando Diniz monta equipes que criam, mas não empurra a bola para a rede. Ninguém pode reclamar de cansaço porque o time foi poupado no fim de semana.
Vitor Bueno pode ser titular no lugar de Pablo, um dos que estão brigando com o fundo da rede. Pato está jogando melhor, mas Antony precisa mostrar porque pode ser considerado uma promessa: não adianta só quebrar linhas, precisa saber chutar no gol.
Já a LDU venceu o clássico contra o Barcelona e tem jogadores conhecidos. Sornoza, ex-Corinthians e Fluminense, é titular. Valencia, que por anos foi jogador do Manchester United, atua no meio de campo da equipe.
É óbvio que o time jogará por uma bola, ainda mais com o Morumbi com mais de 40 mil torcedores. Mas é uma equipe qualificada e tem Borja – não aquele ex-Palmeiras – inspirado no comando do ataque, com nove gols em seis jogos. Olho, muito olho.
Flamengo segue na lua de mel

O Flamengo tem tamanha dominância no futebol nacional que os jogos passam, as vitórias chegam e os rivais até ficam contentes quando conseguem igualar o jogo por um tempo. Hoje o time é o claro favorito contra o Barcelona de Guayaquil, pagando mísero 1,16 para 1 na vitória.
Para você ter uma ideia, a Betfair coloca mais “risco” na vitória do Real Madrid contra o Eibar no final de semana (1,22 para 1) que em um jogo de Libertadores de um clube que um ano atrás tinha na fase de grupos da competição um pesadelo, com seguidos traumas.
Rafinha e Rodrigo Caio voltam, Willian Arão está suspenso e deve ser substituído por Thiago Maia. O resto o mesmo de sempre. E o mesmo de sempre deve significar uma vitória. Se não rolar, pedimos desculpas amanhã com o post que dará destaque ao Gre-Nal de Libertadores.