As partidas que podem decidir o Brasileirão 2018

34

36 rodadas e mais de sete meses depois do seu início, o Brasileirão 2018 chega na reta final com o título quase decidido – mas quase não levanta troféu, não é? Os jogos dessa rodada serão absolutamente decisivos para descobrir não apenas quem leva a taça para casa, mas também quem consegue vaga na Libertadores e quem cai para a série B.

Os 9 pontos ainda em jogo para cada clube podem e com certeza serão mais importantes do que nunca agora!

Palmeiras X América-MG

O torcedor palmeirense provavelmente nem poderia imaginar que esse jogo seria tão importante assim lá no começo da temporada, quando viu a tabela de jogos. Este duelo alviverde pode decidir se o Palmeiras leva a taça para a Barra Funda já neste final de semana ou se terá que esperar mais. O alviverde paulista precisa vencer os mineiros no Allianz Parque e torcer para que Flamengo e Internacional não vençam seus adversários para se sagrar campeão já na 36ª rodada.

O ataque palmeirense é o mais letal da competição, com 56 gols marcados, assim como sua defesa, com apenas 26 gols sofridos, é a menos vazada dos 20 clubes. O primeiro responsável por números tão impressionantes é o técnico Felipão, cuja chegada no começo de agosto, ainda na 17ª rodada, trouxe um sucesso retumbante para o Verdão e provavelmente muita alegria para o torcedor palestrino.

Além disso, a dupla de ataque William e Dudu está funcionando melhor do que nunca. Juntos, eles somam 15 gols (9 de William e 6 de Dudu) pelo Brasileirão, além de 12 assistências (9 de Dudu, 3 de William). O meia Lucas Lima, uma das estrelas da janela de transferência, contratado junto ao rival Santos, também não fica atrás com seus 5 gols e 3 assistências.

Além de todo o poder do Verdão em casa (são 14 vitórias em 17 jogos, com 35 gols marcados), o adversário América-MG é o primeiro dentro da zona de rebaixamento, o que com certeza dá ainda mais tranquilidade ao torcedor palmeirense. Ainda assim, justamente por estar lutando para se salvar, dá pra esperar um sentimento de “vida ou morte” por parte do América, que fará de tudo para não ser um dos outros três rebaixados (levando em conta que o Paraná não pode mais sair da lanterna).

Flamengo e Palmeiras ficaram em empates por 1×1 nos dois turnos do campeonato, mas quem disparou na tabela foi o Verdão

Flamengo X Grêmio

Em se tratando de “jogo grande”, o duelo entre cariocas e gaúchos certamente parece mais empolgante do que Palmeiras X América-MG, ainda mais levando em conta as posições ocupadas pelos times (segundo e quarto, respectivamente), mas todo mundo vai estar de olho igualmente na partida que acontece no Maracanã e naquela que acontece no Allianz Parque.

A missão do Flamengo é ingrata: o rubro-negro precisa vencer de qualquer jeito se ainda quiser ter alguma esperança de levar o título brasileiro e ainda precisa torcer para o Palmeiras não vencer. É verdade que, matematicamente, derrota e empate ainda mantém vivas as esperanças flamenguistas em caso de derrota ou empate do Palmeiras, mas na prática, deixar de vencer é dar a taça de bandeja nas mãos do alviverde.

O Palmeiras tem um desempenho brutalmente eficiente jogando em seus domínios, o adversário da rodada está na zona de rebaixamento, restariam apenas duas rodadas para tirar uma diferença que poderia chegar a exatos 6 pontos e o saldo de gols do Palmeiras é melhor do que o do Flamengo em 5 tentos – ou seja, os cariocas não tem escolha a não ser ganhar o jogo.

O Grêmio, por sua vez, praticamente já abandonou as pretensões ao título. Sua única chance de levantar o caneco é vencendo todos os três jogos que tem pela frente e torcendo por três derrotas consecutivas do Palmeiras, além da obrigação de tirar 10 gols de saldo de diferença. Não bastasse, o técnico gremista Renato Gaúcho está no centro das atenções depois de declarar que sempre sonhou em treinar o Flamengo – e o próprio Flamengo já deixou implícito que adoraria contar com Renato como treinador para a próxima temporada. A ambição real do tricolor gaúcho é a classificação para a Libertadores e isso não é segredo para ninguém.

O que esperar dos jogos?

Levando em conta a forma recente do Palmeiras em casa, uma vitória é quase certa, e provavelmente por mais de 2 gols de diferença – foram 14 tentos marcados em 6 jogos por todas as competições. O ataque do Flamengo, por sua vez, não tem sido muito eficiente em casa ultimamente, enquanto que o Grêmio dificilmente marca mais de um gol. 1×1 não é um placar improvável.

Em Betfair, uma vitória do Palmeiras está pagando 1,22 para 1 contra incríveis 16 para 1 do América-MG. O empate está pagando 5 para 1. Para a outra partida, as odds estão em 2,1 para 1 em caso de vitória do Flamengo e 3,8 para 1 caso o Grêmio leve a melhor. O empate paga 3,1 para 1.

Comentários do Facebook