Fim do primeiro turno do Brasileirão: hora de checar as previsões

santos flamengo brasileirao 2019

Nós já falamos sobre o Flamengo e o medo que ele mete. Já falamos que o Santos teria vida dura segurando a vantagem. Como o Palmeiras ainda brigaria pelo título, apesar da estranha contratação de Mano Menezes. Também já erramos bastante.

Mas para a diversão ser completa e a análise profunda, neste fim do primeiro turno do Brasileirão 2019 nós não iremos falar da rodada #19 e sim como estão nossas previsões e comentários feitos lá em abril.

Vamos nessa?

Estamos bem nas previsões corajosas, até que….

Um dos posts mais polêmicos que fizemos foi com cinco previsões corajosas para o Campeonato Brasileiro de 2019, escrito por este que vos fala. Aqui não vou repetir os argumentos que dei lá atrás e sim fazer um balanço.

Quando escrevi que um dos seguintes nomes – Renato Gaúcho, Abel Braga, Felipão e Fabio Carille – não terminava o campeonato no posto de treinador de suas equipes, botava minhas fichas em Abel. Seu trabalho era realmente fraquíssimo e Jorge Jesus só precisou aparecer na cena para mostrar isso. Felipão e sua saída me surpreendeu, mas é um pouco evidente que no momento que o time parar de ganhar, não há uma razão para manter ele, porque esperar melhora ou mudança é loucura.

Sobre Renato e Carille, esperava menos, mas inclui por dois possíveis cenários: uma proposta milionária das Arábias ou China ou a seleção.

O Fortaleza é uma pequena decepção para mim, já que teve um começo ruim e depois Rogério Ceni fez a péssima decisão de sair. Eu ainda acho que é possível melhora e alcançar a zona da Sul-Americana, já que o time teve alguns bons resultados e a torcida está 100% junto. Considero essa aposta em aberto. Já o Internacional não caiu de rendimento, mantendo uma constância que me surpreende. Também está em aberto ao fim do primeiro turno do Brasileirão 2019.

Outra aposta que está bem em aberto é minha afirmação que um dos cariocas irá cair. O Fluminense só não está na zona do rebaixamento pelo frangaço de Cássio. Todos os erros possíveis estão sendo cometidos pelo Tricolor: elenco fraco, treinador que cai e outro que vem e ninguém sabe explicar, problemas financeiros, derrotas em casa. O Vasco conseguiu uma folga, mas o time impede que a respirada da torcida seja profunda. Você confia no Vasco daqui até o fim? Eu não. Já o Botafogo faz grande campanha pelo time que tem e cala a minha boca.

cruzeiro palmeiras brasileirao 2019
Ah Cruzeiro… que decepção

Por fim, meu grande erro. Eu colocava esperanças na continuidade no Cruzeiro, as chegadas de Rodriguinho e Pedro Rocha e o investimento alto para vencer. Eu ter colocado eles como a melhor aposta, por causa do valor alto que pagava na Betfair – mais que Flamengo e Palmeiras – foi uma atrocidade.

Sobre os 10 jogadores para vermos no Brasileirão, meu colega Gabriel Gifoli matou a pau com Gabriel Barbosa no primeiro lugar e Bruno Henrique no terceiro. Hoje ele com certeza puxaria Everton da quarta para a segunda posição e derrubaria Dudu.

Entre os 5 que colocamos para disputar o título, três deles estão no Top 4, com o Santos de intruso – colocamos o time praiano para brigar pela Libertadores – e o Grêmio que mais uma vez se poupa pensando na competição continental.

No nosso post mais polêmico, o dos que brigam para não cair, Avaí e CSA conseguiram dar sinais de luta no fim do turno, mas acertamos em seu posicionamento na prévia, assim como a Chapecoense. O Ceará, depois de vencer o Palmeiras, o Fortaleza duas rodadas depois e golear a Chape, não venceu mais. É uma sequência dura que o time teve na tabela, mas precisa abrir o olho.

Mesma coisa do Goiás, que teve um bom começo de campeonato mas depois da Copa América tomou duas goleadas de seis, perdeu para o Vasco em casa e só venceu o Inter reserva, nos últimos 10 jogos, com um gol no último lance. O Gabriel não quis colocar um carioca entre os 5 que brigavam para não cair. Eu disse que um dos três cai. No fim podemos ver o Cruzeiro se complicar.

Este Campeonato Brasileiro está bom de assistir.

Comentários do Facebook