Líderes inesperados, zebras e mais: a rodada de futebol na Europa

Com os cinco grandes campeonatos europeus avançando, é natural que alguns times comecem a se isolar na liderança, demonstrar ambições no alto da tabela e também lutar contra campanhas que eventualmente podem levar ao rebaixamento. O legal é que, por enquanto, dessas cinco, três das competições têm líderes, digamos, “diferentes”. Vamos dar uma olhada no que rolou na rodada europeia e entender isso?

RB Leipzig assume as rédeas da Bundesliga

Desde que o velho SSV Markranstädt, então na quinta divisão alemã, foi comprado pela Red Bull e refundado como RB Leipzig, lá em 2009, o plano era chegar na elite do futebol do país em 10 anos – ou seja, este ano. O plano foi feito com um belo adiantamento, já que o Leipzig joga na Bundesliga desde 2016-17. O que aconteceu esse ano foi que o time finalmente parece ter se colocado como sério candidato ao título da competição.

O grande teste do clube do leste do país até o momento foi justamente seu jogo da rodada, contra ninguém menos que o multicampeão Bayern de Munique. O jogo foi na Red Bull Arena e, embora algum equilíbrio em alguns momentos, quem mandou foram os Bávaros, bem mais perigosos.

O placar acabou em 1×1, com Lewandowski abrindo para o Bayern e Forsberg empatando para o Leipzig ainda no primeiro tempo. Com o resultado, o time da Red Bull permanece líder, um ponto à frente do Borussia Dortmund (que goleou o Bayer Leverkusen por 4×0) e do surpreendente Freiburg, que bateu o Hoffenheim fora de casa por 3×0. O Bayern de Munique é o quarto.

Sevilla dominando o começo de temporada na Espanha

Mais uma vitória significa que o Sevilla agora é o surpreendente líder de La Liga

O Sevilla é um dos clubes mais tradicionais (e o mais velho) da Espanha e isso ninguém nega, mas a ausência de protagonismo do time nas últimas temporadas era notável. Até agora, porém, o time da Andaluzia está fazendo bonito em La Liga, ainda invicto depois de quatro rodadas e, pela primeira vez, assumindo a liderança isolada. A vítima do time na rodada foi o Alavés, que perdeu dentro de casa para os agora líderes por 1×0, com gol de Jordán.

Enquanto isso, logo abaixo na tabela, o Atlético de Madrid ainda está tentando digerir uma derrota amarga para a Real Sociedad, que fez 2×0 com o jovem Martin Ødegaard e o veteraníssimo Nacho Monreal (em seu jogo de estreia). O Barcelona atropelou o Valencia por 5×2 com show de Luís Suárez e vem subindo na tabela, mas ainda é quinto.

O Real Madrid, por fim, fez sua parte também e venceu o Leganés por 3×2 no Santiago Bernabéu nas estreias de ambos Militão e Hazard. Quem mandou no jogo, porém, foi Benzema, que meteu dois na caixa. Com o placar, os Merengues já são terceiros na tabela.

Inter de Milão arregaça as manguinhas na Itália

Olhar para a tabela da Série A TIM nos últimos anos é sinônimo de ver a Juventus no topo em qualquer momento, mas por enquanto isso não aconteceu em 2019-20. Quem grita “segue o líder” de momento é a Inter de Milão, que venceu o terceiro de três jogos até agora e está isolada na liderança. A vitória da rodada veio sobre a Udinese, por 1×0, com gol de Sensi.

A Juve, terceira, só empatou sem gols seu jogo, que foi contra a Fiorentina, penúltima na tabela. O Bologna é o segundo e ganhou de novo, assim como o Napoli, que é quarto. Os gigantes Milan e Roma também venceram seus jogos.

Sem surpresas na França

O jogaço da rodada na Ligue 1 ficou por conta de Mônaco 3×4 Olympique de Marseille, resultado que afundou ainda mais os donos da casa na zona de rebaixamento e levou os visitantes ao quarto lugar. O até então líder Rennes só empatou, e agora quem está na frente, é óbvio, é o PSG, que venceu o Strasbourg por 1×0 com gol de Neymar nos acréscimos – afinal, mais lenha na fogueira que tá pouco!

Jogaços e zebras na Premier League

O Liverpool continua 100% em sua campanha na Premier League, e os mais otimistas já começam a se empolgar com a chance de título em maio que vem

Falar do Campeonato Inglês mereceria um texto exclusivo, mas vamos sintetizar a rodada aqui mesmo. O líder é o Liverpool, provavelmente o melhor time da Europa – vamos debater isso com mais calma ainda esta semana, anote aí. 5 jogos e 5 vitórias (incluindo clássico contra o Arsenal), um ataque fulminante e uma defesa-muralha fazem dos Reds os melhores do país, merecidamente. Dessa vez, 3×1 contra o Newcastle e mais três prontos.

Falando em Arsenal, os Gunners tropeçaram feio na rodada, deixando o lanterna Watford empatar um jogo que estava 2×0 a seu favor. O time londrino é o sétimo. Outro tropeço monstruoso foi o do Manchester City, que perdeu uma invencibilidade de 23 jogos no Campeonato Inglês (somando o fim da temporada passada) perante o humilde Norwich, recém-promovido da Championship. 3×2 para os Canários, e a vantagem poderia ter sido mais larga.

O Manchester United se recuperou bem dos jogos anteriores e venceu o Leicester por 1×0, com gol de pênalti de Rashford. Os Red Devils, assim, passam os próprios Foxes e pegam a quarta posição. O Tottenham também fez bonito, atropelando o Crystal Palace por 4×0 e se mantendo firme na terceira posição, enquanto que o Chelsea fez um jogaço de 7 gols com o Wolverhampton fora de casa e venceu – 5×2, com show do jovem Abraham, que fez três para os Blues e, acredite, um gol contra. Sexta posição para o clube da capital.

Comentários do Facebook