Como manda o figurino, segunda-feira é dia de celebrar ou chorar sobre os resultados das apostas na Betfair após vermos a rodada de futebol do fim de semana.
Aqui vamos falar de Europa, que viu tropeços simultâneos de Real Madrid e Barcelona na Espanha, jogaços na Inglaterra (incluindo um empate épico, pois é) e clássicos de placar apertado.
West Ham faz história diante do Tottenham
Longe dos holofotes do pré-jogo, West Ham e Tottenham fizeram um derby londrino que poderia ter sido apenas mais um jogo na tabela, mas se tornou um empate épico e que será lembrado por muitos anos – com gosto doce para os Hammers e amargo para os Spurs.
Na aguardada reestreia de Gareth Bale pelo Tottenham, os times londrinos se enfrentaram no Tottenham Hotspur Stadium, no norte da capital inglesa, e viram os anfitriões abrirem 3×0 com imensa facilidade. Son e Harry Kane (2x) marcaram com 1’, 8’ e 16’ da etapa inicial, o que matou a iniciativa do West Ham, que pouco criou até o fim do jogo.
Aos 37 do segundo tempo, os Hammers acharam um gol de cabeça com o ex-Corinthians Balbuena, mas nem isso animou o time. Aos 40’, porém, um gol-contra bobo de Davison Sánchez colocou o West Ham de volta ao jogo de vez, e a pressão absurda no final deu resultado: Lanzini pegou de fora de área e fez uma pintura aos 45+4’, para berros de David Moyes e seus comandados e desolação para Mourinho e os seus.
Premier League: clássicos apertados pra todo lado
Dois jogos tinham tudo para ser o prato principal do Campeonato Inglês na rodada (não fosse o derby descrito acima), e o que se viu foram dois jogos truncados, polêmicos e de placar apertado.
O Everton recebeu seu arquirrival Liverpool no Goodison Park, onde não ganha dos rivais há longos 10 anos, e viu esse número se estender de novo, porque o placar ficou em 2×2 – e os Toffees podem dar graças, porque o que seria um terceiro gol dos Reds, nos acréscimos, foi anulado pelo VAR de modo polêmico e discutível.
Teve ainda expulsão de Richarlison e lesão gravíssima de Van Dijk, que deve perder o resto da temporada – e muita gente indignada pedindo punições para o goleiro Pickford, responsável pelo lance no qual o zagueiro belga se deu mal.
A alguns quilômetros dali, o Manchester City recebeu o Arsenal no Etihad Stadium, em mais um encontro de mestre e aluno de Guardiola e Arteta – mas desta vez foi professor quem saiu sorrindo, já que os Citizens venceram os Gunners por 1×0, num jogo que foi mais estudado e truncado do que efetivamente jogado. Agora o técnico do City está ganhando do treinador do Arsenal por 2×1 em confrontos diretos.
Em Londres, o Chelsea recebeu o Southampton num jogo que poderia ter sido só mais um, mas acabou em 3×3 e numa configuração parecida com Tottenham x West Ham, sendo que o Chelsea, também, tomou o empate nos acréscimos. Depois de abrir 2×0 com dois golaços de Timo Werner, os Blues viram os Saints crescerem e empatarem, mas voltaram a ficar na frente até o último instante, quando Walcott cruzou e Vestergaard completou. Tudo igual no Stanford Bridge.
Outro resultado relevante: vitória do Manchester United sobre o Newcastle por 4×1 (após sofrer com um 1×1 até os 86’, os Devils deslancharam e passaram o carro nos Magpies). Para encerrar, a grande surpresa da temporada até agora, o Aston Villa bateu o Leicester fora de casa e chegou a simplesmente 4 vitórias em 4 jogos, é vice-líder e se tornou o queridinho de todo mundo.
Milan bate Inter fora de casa no Italiano
Dois jogos foram destaque na Itália, e nenhum deles é o da Juventus – quem diria! A Velha Senhora ficou num empate xoxo de 1×1 com o pequeno Crotone, e ainda teve Chiesa expulso. Melhor pra quem viu Napoli 4×1 Atalanta, resultado que destruiu os 100% do time do Bérgamo, e, principalmente, quem acompanhou o Derby de Milão.
Jogando na versão Giuseppe Meazza do estádio, o Milan venceu a Inter por 2×1, sua primeira vitória desde 2017, e assume a liderança da Serie A TIM. Os gols saíram todos no primeiro tempo, com Ibrahimović marcando duas vezes e Lukaku descontando.
Barcelona e Real Madrid perdem na mesma rodada
Tirando o Atlético de Madrid, que bateu o Celta de Vigo por 2×0 fora de casa, todos os times tradicionais da Espanha acabaram perdendo. Além de Valencia e Sevilla, ambos os gigantes Real Madrid e Barcelona tropeçaram.
O Barça visitou o Getafe e, embora mais possa de bola, não fez nada de ameaçador no jogo e acabo derrotado por 1×0. Já o Real Madrid perdeu pontos dentro de casa mesmo, derrotado pelo pequenino Cádiz também pelo placar mínimo. Com essa bagunça, quem assume a liderança de La Liga é a Real Sociedad, que venceu na rodada, diga-se.
Mais bola rolando
Na Bundesliga, embora sem grandes clássicos, um placar chama atenção: Augsburg 0x2 RB Leipzig, resultado que leva o time do leste alemão aos 10 pontos e à liderança, deixando Bayern e Borussia para trás, ambos com 9 pontos após vencerem também.
Para terminar, o PSG venceu de novo, chegando à 5ª vitória consecutiva, mas ainda não conseguiu tomar a liderança da Ligue 1 do Lille, que segue invicto e com dois pontos a mais que o time de Neymar.