Campeonato Brasileiro de 2020: confira nosso guia

flamengo campeonato brasileiro

Em pleno agosto de 2020, é hora de finalmente começarmos a falar de Campeonato Brasileiro de 2020! Claro que a causa de tal demora é a COVID-19, mas com vários estaduais chegando a seu final, o Brasileirão ganha vez e vai começar no próximo sábado (8).

Este artigo foi feito para servir como um grande guia do Campeonato Brasileiro 2020, o que quer dizer que aqui você vai encontrar um pouco de informação sobre cada time, cotações na Betfair e até mesmo algumas previsões ousadas sobre o que deve acontecer, igual fizemos em 2019.

Tabela do Campeonato Brasileiro de 2020 – Primeira Rodada

DataHorárioLocalJogo
Sáb, 08/0819hArena CastelãoFortaleza x Athletico-PR
Sáb, 08/0819h30Couto PereiraCoritiba x Internacional
Sáb, 08/0821hIlha do RetiroSport x Ceará
Dom, 09/0811hEngenhãoBotafogo x Bahia
ADIADOS/DArena CorinthiansCorinthians x Atlético-GO
Dom, 09/0816hVila BelmiroSantos x Bragantino
Dom, 09/0816hEstádio da SerrinhaGoiás x São Paulo
Dom, 09/0816hMaracanãFlamengo x Atlético-MG
Dom, 09/0819hArena do GrêmioGrêmio x Fluminense
ADIADOS/DAllianz ParquePalmeiras x Vasco da Gama

A grande estreia do Brasileirão vai acontecer no Ceará, onde o Fortaleza encara o Athletico-PR na Arena Castelão, às 19h de sábado. Note que, por conta da final do Paulistão entre Corinthians e Palmeiras, os jogos das equipes foram adiados. Os rivais paulistas estreiam apenas na segunda rodada.

Campeonato Brasileiro de 2020: Os grandes favoritos

Se existe uma coisa difícil de se fazer no futebol brasileiro é tentar prever quem vai se dar bem com muito adiantamento. Isso não quer dizer que não existam favoritos, mas a probabilidade de darmos com a cara no muro é gigante. Em 2019, por exemplo, arriscamos que o Cruzeiro tinha time para ser campeão e, no final…bom, vimos o que aconteceu com a Raposa.

De uma maneira ou de outra, um time se sobressai quando o assunto é briga por título, e não é preciso ser gênio para saber quem é; óbvio, o atual campeão brasileiro e da Libertadores, Flamengo.

O Rubro-Negro é basicamente o mesmo time que em 2019, mas só um tolo ignoraria a grande mudança no clube carioca de lá para cá: a saída do técnico Jorge Jesus, que voltou ao Benfica e deixou os flamenguistas com uma certa sensação de viuvez.

O novo treinador é Domènec Torrent, que já foi apresentado, mas o que o ex-assistente de Guardiola vai fazer na Gávea ainda é mistério. Mesmo assim, o Flamengo é favoritíssimo também na cotação da Betfair, com odds a 2,1 para 1 de ser campeão.

O segundo mais bem-cotado de todos os clubes da Série A é o Palmeiras, campeão em 2018 e novamente presente com um time forte, embora mais desacreditado que em anos anteriores. A perda do capitão Dudu em circunstâncias delicadas não ajuda em nada ao clube Alviverde, que incorporou muitos jovens ao elenco esta temporada. Se der Verdão, odds de 3.75 para 1.

Em terceiro lugar aparece o Grêmio, cujas odds são de 6,5 para 1. O time de Renato Gaúcho, todos lembramos, jogou muito bem a Libertadores do ano passado, na qual foi semifinalista, e também a Copa do Brasil, onde chegou na mesma fase – e em ambos os casos, eliminado pelo futuro campeão, Flamengo e Athletico-PR, respectivamente.

A ideia do Grêmio, claro, é sair do “quase”. O time gaúcho é forte, bem-arrumado e cheio de talento, por isso deve figurar sempre lá em cima na tabela.

O quarto favorito ao título, por fim, é o Santos, cujos prognósticos em Betfair são e 9 para 1. O Peixe, porém, fez muito feio seu papel no Campeonato Paulista, com uma campanha mediana e esquecível na fase de grupos e posterior eliminação para o time fraquinho da Ponte Preta nas quartas de final.

Campeonato Brasileiro de 2020: quem corre por fora

daniel alves pablo são paulo
O São Paulo gasta dinheiro, traz gente de peso e até tem brigado lá em cima, mas sempre parecer perder fôlego em algum ponto da competição. Vamos ver de 2020 será melhor.

O primeiro que vale citar, mas que pode muito bem calar a nossa boca e chegar para brigar lá em cima é o São Paulo, que investiu no elenco e vinha jogando bem o Paulistão – melhor campanha até ser eliminado vexativamente pelo Mirassol.

Além do Tricolor Paulista, cabe aqui também o Corinthians, que até pegou vaga na pré-Libertadores em 2019, mas acabou eliminado justamente nessa fase prévia – um começo de 2020 bem amargo para o Timão. Por outro lado, o clube alvinegro está na final do estadual contra seu arquirrival Palmeiras, podendo ser tetracampeão – feito inédito. Subestimar o Corinthians pode ser um sério erro.

Outro que as pessoas gostam de subestimar e vira e mexe dá seus pulinhos é o Athletico-PR, atual campeão da Copa do Brasil, e que é uma clássica incógnita desde a saída de Thiago Nunes para o Corinthians. O Furacão tanto pode aterrorizar quanto se ver caindo pelas tabelas.

Situação parecida é a do Inter, cujo time ao mesmo parece bom no papel, mas não convence muito. Fechando essa turma de quem pode surpreender aparece o Atlético-MG, que está rindo à toa de ser o único representante de Minas Gerais, mas não tem um time que bote medo e se meteu em umas enrascadas com dinheiro que acenderam o sinal de alerta em Belo Horizonte

Campeonato Brasileiro de 2020: Incógnitas

Campeão da Série B 2019, o Bragantino não parece correr risco de rebaixamento, mas ninguém se vai se o clube paulista vai se meter nas brigas da aprte de cima

Se por um lado poucos times se apresentam como reais candidatos a título ou nas brigas por Libertadores, uma verdadeira legião parece ter potencial para ficar no meio da tabela, ora tentando beliscar uma Sul-Americana, ora olhando para trás com medo do Z4.

Num campeonato de 20 clubes, óbvio que a turma do meio é a maior de todas, mas dá para dividi-los em metades de cima e de baixo.

Vale começar pelo novato RB Bragantino, que foi eliminado pelo Corinthians no Paulistão mas faturou a Taça do Interior, além de ser campeão da Série B 2019, tendo feito campanha espetacular. Pode ser uma grata surpresa na Série A, mas pode não se adaptar. A se ver.

O Fortaleza de Rogério Ceni também entra nessa turma, tendo sido eliminado meio cedo na Copa do Nordeste, mas com um bom Brasileirão em 2019 para defender. Seu arquirrival, Ceará, acabou de ser campeão da Copa do Nordeste e, só por isso, já inspira mais respeito do que no ano passado. Mesmo assim, o Vovô sabe que ser campeão regional é uma coisa, e nadar com os tubarões da Série A é outra bem diferente.

Falando em Copa do Nordeste, o outro finalista, o Bahia, é um que talvez não se veja ameaçado pelo rebaixamento, mas é mais por nivelamento por baixo dos concorrentes do que pela própria qualidade. Claro, o Tricolor bateu vários times grandes para chegar na finalíssima, mas em contexto nacional é, na melhor das hipóteses, mediano.

O torcedor do Goiás certamente tem motivos para torcer o nariz para a gente aqui do Noticias Futebol, já que cravamos o Esmeraldino como forte candidato ao rebaixamento em 2019 e o resultado foi bem diferente. Para 2020 dá pra dizer que o clube goiano é um grande X, o qual é difícil compreender se vai ficar no meio da tabela ou brigando para não cair. Mais que isso, porém, parece irrealista.

Para completar a turma da interrogação, vamos colocar o trio carioca que vive perigando cair e, eventualmente, cai mesmo. Estamos falando, claro, de Fluminense, Botafogo e Vasco. Os três têm motivos para reclamar de estarem nessa categoria, os três fizeram alguns bons jogos em 2020 mas…os três parecem time de parte de baixo da tabela.

Campeonato Brasileiro de 2020: potenciais candidatos ao rebaixamento

Ah sim, a parte sempre polêmica de qualquer texto preparativo de campeonato! É o setor no qual ninguém quer ver seu clube e, caso veja, é provável que venha com duas granadas em cada mão tacar no redator. Pois bem, real, mas inevitável.

Agora, quem já entra ameaçado logo de cara são Coritiba, Sport e, principalmente, Atlético-GO, o verdadeiro ioiô do futebol brasileiro. Cabe aos três calarem a boca de quem escreve, mas as perspectivas são negativas para eles, todos recém-promovidos da Série B.

Comentários do Facebook