A derrota para o Cruzeiro no clássico de domingo, 4 de março, ainda mais em casa, deixou os torcedores do Atlético irritados. Porém, como diz o ditado, não há nada tão ruim que não possa piorar. Essa é a perspectiva do Galo para a décima rodada do Campeonato Mineiro temporada 2018. Será a penúltima da fase de classificação do torneio.

Caberá ao alvinegro colocar um ponto final na programação, na quinta-feira, 8 de março, contra o Uberlândia, no Parque do Sabiá, campo do adversário. Dependendo da combinação de resultados dos jogos de quarta-feira, que são América x Caldense (estádio Independência, Belo Horizonte, às 19h30, horário de Brasília); Tombense x Tupi (Tombos, 20h); Boa Esporte x Patrocinense (Varginha, 20h); Democrata x Villa Nova (Governador Valadares, 20h30) e Cruzeiro x URT (Mineirão, Belo Horizonte, 21h45), o gigante pode entrar em campo até na nona colocação, fora da zona que concede vaga nas quartas de final.

Torneio dobrou número de vagas para fase eliminatória

Ficar fora da próxima etapa seria um grande vexame. Até porque o regulamento do torneio para sua temporada 2018 foi modificado. Em vez de os quatro primeiros passarem para o estágio eliminatório, o número de vagas foi duplicado. Assim, os oito melhores vão disputar um estágio intermediário, as quartas de final, que se somou às semifinais e finais. Tem ainda um caráter ainda mais arriscado. A primeira etapa será disputada em jogo único.

Campeonato Mineiro – classificação após 9 rodadas
PosiçãoTimePontos ganhosSaldo
1Cruzeiro2515
2América174
3Tupi13-2
4Atlético124
5Tombense121
6Patrocinense120
7URT120
8Boa Esporte11-3
9Villa Nova10-3
10Caldense10-2
11Uberlândia9-6
12Democrata6-8

O Atlético completou sua participação na nona rodada na quarta posição. Tem 12 pontos, mesmo número de com Tombense, Patrocinense e URT. Assim, se os rivais conseguirem o empate em suas partidas vão ultrapassar, ainda que temporariamente, o Galo colocando ainda mais pressão nos atletas e comissão técnicas, que vêm sendo alvo de protestos da torcida.

A situação pode se complicar ainda mais se, Villa Nova e Caldense conseguirem vencer seus jogos. Essa combinação de resultados faria com que o alvinegro de Belo Horizonte despencasse para a nona colocação ficando próximo da zona de rebaixamento.

Rival de quinta está em situação desesperadora

Para piorar a situação do Atlético, seu adversário de quinta-feira está em situação extremamente difícil. Ainda que o Uberlândia tenha chances de classificação, no momento, essa não é sua principal preocupação. A equipe segue na zona de degola, apesar de ter vencido, em casa, o Patrocinense, por 1 a 0, na nona rodada.

Uma vitória diante do Galo é considerada essencial para evitar a queda para a Segunda Divisão, uma vez que o time do Triangulo Mineiro terá a Caldense pela frente na rodada final. O jogo será disputado em Poços de Caldas.

Raposa e Coelho já colocaram os pés para o alto

Situação bastante diferente vivem os dois outros times da capital. O Cruzeiro assegurou com a vitória no clássico o primeiro lugar no estágio classificatório. Isso significa que fará em casa a partida da etapa de quartas de final e também os jogos decisivos das semifinais e das finais.

11ª e última Rodada
DiaHorárioLocalJogo
11/317hRonaldãoCaldense x Uberlândia
11/317hCastor CifuentesVilla Nova x América
11/317hMário HelênioTupi x Democrata
11/317hPedro Alves do NascimentoPatrocinense x Cruzeiro
11/317hIndependênciaAtlético x Tombense
11/317hZama MacielURT x Boa Esporte

O América, que bateu o Democrata por 2 a 1 na nona rodada também garantiu sua vaga. Ocupa a vice-liderança, mas ainda não garantiu matematicamente a segunda posição. Do terceiro ao décimo segundo colocados, todos têm chance de classificação. Até mesmo o lanterna Democrata, que pode chegar a 13 pontos. Para isso, no entanto, ainda precisaria de uma imensa e improvável combinação de resultados.

A jornada final está marcada para o final de semana. Ela servirá não apenas para definir os últimos classificados, mas também os rebaixados e o cruzamento das quartas de final.