Corinthians e Santos esquecem Libertadores para jogar mais um clássico no Paulistão

53

Tanto o Santos como o Corinthians estrearam na Libertadores jogando fora de casa nesta semana. O time praiano foi muito mal, perdendo na altitude de Cuzco (Peru) para o Real Garcilaso. Já o clube da capital saiu com um bom empate sem gols contra o Millonarios da Colômbia. Mas no domingo, isso pouco importa quando os dois times se enfrentarem em mais um clássico no Pacaembu.

santos
O Santos está acostumado com o Pacaembu, apesar de não ser na sua cidade

Apesar do estádio central de São Paulo ter sido a casa do Corinthians por muitos e muitos anos, o mandante na capital será o Santos, que decidiu aproveitar o peso do jogo para ter renda. E deu certo: 30 mil ingressos foram vendidos ainda durante a semana. Então mesmo que o Timão volte ao estádio que é um velho conhecido, o Santos terá sua torcida ocupando todas as cadeiras, como já é habitual nos clássicos paulistas.

Com três rodadas para a acabar a fase de grupos do Campeonato Paulista, os dois times correm pequeno risco de ficar de fora do mata-mata, mas não podem dormir no ponto. Com 16 pontos, o Corinthians está quatro pontos à frente do Bragantino, terceiro colocado e dois pontos à frente do Ituano, segundo colocado. Os dois times também jogam fora de casa: Ponte Preta e Novo Horizontino respectivamente.

Já o Santos depois de até perder a primeira posição, emendou três vitórias seguidas, inclusive contra o São Paulo no Morumbi e conseguiu uma folga. O time tem cinco pontos de vantagem para o Botafogo de Ribeirão Preto e seis do Red Bull Brasil e uma vitória no clássico garante o time nas quartas de final.

Mas não será fácil bater o Corinthians. A equipe mostrou uma solidez tática contra o Palmeiras que lembrou o desempenho de 2017, quando o time venceu o Campeonato Brasileiro mesmo começando a competição desacreditado.  A vitória por 2 a 0 no clássico foi irretocável. Já na Colômbia, o Timão não fez uma partida de encher os olhos, mas teve a melhor chance do jogo,acertando uma bola no travessão.

Corinthians
Não foi um jogo incrível, mas o Corinthians tirou um bom resultado na Colômbia

Para o clássico é de se imaginar que o time volte a usar um esquema sem centroavante, contando com Rodriguinho e Clayson para se infiltrar nas defesas adversárias. E mesmo que o Santos domine a posse de bola, o Corinthians não fica desconfortável nessa posição, com um sistema defensivo bem postado e rápida saída.

Já o Santos vai ter que descobrir como dar um choque em seu meio-campo, sonolento em diversos jogos, inclusive contra o Garcilaso no Peru. Outro problema será não contar com Gabriel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Bruno Henrique ainda ficará fora, se recuperando na lesão no olho que teve. Jair Ventura pode testar um ataque diferente, com Eduardo Sasha centralizado e Arthur Gomes ou Copete – em péssima fase – nas pontas ou até reforçar o meio.

Cabe ressaltar também que o Santos volta de um jogo na altitude disputado na quinta-feira, tendo um dia a menos para se recuperar antes do clássico.

Mas não é só de clássico que vive a 10ª rodada do Campeonato Paulista. O São Paulo viaja até Lins para pegar o Linense em um jogo muito importante, já que a equipe tricolor tem 11 pontos, apenas um a mais que São Caetano e Ponte Preta e três a mais que o Santo André. Ou seja, os quatro times estão vivos e cabe ao São Paulo evitar um vexame começando já com um triunfo em Lins.

E o Palmeiras, que não vence há três jogos no Paulista, chega com toda a moral após uma estreia ótima na Libertadores, vencendo por 3 a 0 o Junior de Barranquilla. Assegurado nas quartas já, o jogo contra o São Caetano pouco vale.