Mundial de Clubes 2019: jogos, horários, odds e mais

mundial de clubes 2019 al sadd

Aqui estamos para o Mundial de Clubes 2019, com o Flamengo voltando ao mesmo palco com o mesmo rival de 38 anos atrás. Isso, claro, se ambos passarem das semifinais. Os torcedores de Atlético-MG, Internacional e River Plate podem te garantir que isso não é uma certeza.

A verdade é que o Mundial de Clubes 2019 já começou. O Al Sadd do Catar – treinado por Xavi – bateu o Hienghene da Nova Caledônia por 3 a 1, precisando da prorrogação para isso.

Muito bem, vamos aos jogos. Mas antes (ou depois), prove seu conhecimento sobre o Mundial de Clubes com nosso quiz.

Jogos do Mundial de Clubes 2019

Quartas de final

Al Hilal (Campeão da Liga dos Campeões da AFC) x Esperance (Campeão da Liga dos Campeões da África) – Sábado, 11h

Monterrey (Campeão da CONCACAF) x Al Sadd (Representante do País-Sede) – Sábado, 14h30

Semifinal

Vencedor de Al Hilal e Esperance x Flamengo – Terça, 14h30

Vencedor de Monterrey e Al Sadd x Liverpool – Quarta, 14h30

Final

Flamengo x Liverpool – sábado, 14h30

Ok, já estou me apressando. Mas vamos lá.

Engraçado como o melhor exemplo de semi envolvendo brasileiro não é tão bom assim

Desde que começamos a disputar o Mundial de Clubes neste sistema os times brasileiros sofreram nas semifinais.

O São Paulo em 2005 bateu o Al-Ittihad por 3 a 2, o Internacional venceu o Al-Ahly por 2 a 1, 2010 foi o ano do Mazembe, em 2012 o Corinthians venceu o Al Ahly por 1 a 0, gol de Guerrero (sim, o peruano foi fundamental), 2013 foi ano de Raja Casablanca e em 2017 o Grêmio preciso da prorrogação para fazer 1 a 0 no Pachuca.

Ou seja, jogos apertados em profusão. O jogo mais folgado foi o do Santos, que não jogou bem, mas abriu 2 a 0 com dois belos gols de Neymar e Borges contra o Kashiwa Reysol, viu o time japonês diminuir mas nove minutos depois fez o terceiro gol.

O Flamengo de 2019 parece mais o Santos de 2011

flamengo comemora everton ribeiro
É claro que o Flamengo pensa no Liverpool, mas é preciso tomar cuidado com as semis sempre

Isso não quer dizer que o resultado seja o mesmo, só para deixar claro. Mas aquele Santos era o que mais se aproxima do Flamengo atual no quesito talento.

Todas as equipes que vieram antes e depois tinham bons jogadores, mas dependiam mais do coletivo, sem peças que pudessem desequilibrar com um lance mágico contra uma equipe europeia. Não é à toa que as vitórias de São Paulo, Internacional e Corinthians vieram pela contagem mínima, em jogos amarrados e com gols improváveis. Aloísio de trivela para Mineiro, Gabiru finalizando contra-ataque e Guerrero em bate e rebate na área.

O Santos confiava em Ganso e Neymar. E por isso tentou de forma completamente absurda e mal organizada ser mais Boca em 2007 contra o Milan do que Internacional contra o Barcelona em 2006.

O Flamengo também confia nas suas estrelas de frente. E não vai fazer um jogo 11 atrás e uma bola vadia porque esse time não sabe jogar assim.

A vantagem desse Flamengo em relação ao Santos de 2011 é que taticamente é uma equipe muito mais moderna e sólida, com maior talento em sua defesa. E por isso é de se esperar que o Flamengo irá encarar o Liverpool reconhecendo a superioridade dos ingleses, mas arriscando mais.

Para finalizar: o Flamengo tem mais chances que aquele Santos. Mas o fato de ter um time muito qualificado, a equipe em talento mais forte que foi disputar o Mundial nessa versão atual, pode significar um resultado adverso porque a equipe não irá jogar lá atrás.

Nós iremos nos debruçar sobre esse jogo, com os duelos interessantes (Gabriel x Van Dijk será algo bem legal de se ver) com destaque, na sexta anterior ao jogo. Claro, se ele se confirmar.

Nas odds da Betfair o Liverpool é bastante favorito para a conquista, pagando 1,3 para 1 contra 4,2 para 1 do Flamengo.

O Liverpool jogará 100%?

roberto firmino liverpool
O Liverpool atual é de meter medo, especialmente seu ataque

Não é novidade para ninguém que os europeus encaram o Mundial como um problema e a solução que é o título pode até ser mais respeitada que nos anos 90, mas segue não sendo o mesmo que é para nós.

Isso é problema e demérito deles, claro. Mas é válido se perguntar o envolvimento dos reds nessa partida, ainda mais que eles terão sete jogos em 23 dias. Inclusive um jogo no dia 17 de dezembro pela Copa da Liga Inglesa e a estreia no Mundial no dia 18. Jurgen Klopp optou por mandar o time reserva para o duelo doméstico e viajar com força máxima para o Catar.

Nesta semana foi feita uma reportagem sobre o jogo de 1981, que foi um verdadeiro atropelo do Flamengo contra um Liverpool desinteressado. Novamente, problema deles, até porque a história do futebol lembra mais de Zico que qualquer jogador daquele time (calma torcedores dos Reds, Kenny Dalglish ainda é incrível).

Este Liverpool, mesmo que não esteja 100% e vá querer se poupar um pouco, tem que ser temido em todos os sentidos possíveis. O ataque é frenético e a pressão que eles exercem na bola é sem paralelo. O 4 a 0 contra o Barcelona nas semis da última Champions League é o maior exemplo de preparação física que já vi.

O Flamengo deve se preocupar com as semis?

Bom, já falamos que sim. Até porque o River Plate, ano passado, chegou nos Emirados Árabes Unidos depois de ter batido o Boca e nem conseguiu sentir o cheirinho do Real Madrid, caindo para o Al Ain.

Então vamos às informações.

O Al Hilal vai jogar pela primeira vez no Mundial de Clubes. E é favorito para a Betfair, pagando 1,8 para 1 a sua vitória, contra 4,75 do Esperance.

O mais curioso é que Jorge Jesus foi o treinador da equipe, saindo no começo de 2019. Desde lá o time já teve vários treinadores, inclusive o eterno Pericles Chamusca. O Al-Hilal venceu pouco antes do Flamengo conquistar a Libertadores a Champions League da Ásia, batendo o Urawa Red Diamonds por 1 a 0 e 2 a 0.

O italiano Giovinco é uma das peças vitais da equipe, que marcou 26 gols na Champions League asiática e tem um ataque imponente. O problema é que o atacante lida com lesão e seu estado é incerto para a competição.

Já o Esperance da Tunísia venceu a Liga dos Campeões da África em uma partida final que não terminou após uma decisão do VAR demorar e o caos se instaurar com reclamações do Wydad Casablanca. O jogo foi finalizado pelos árbitros e o Esperance foi declarado campeão.

A defesa do Esperance foi uma das razões para a conquista, que na verdade foi o bicampeonato, com dois gols sofridos na fase de grupos – melhor marca – e depois de passar pelo Mazembe (eterno) com 1 a 0 no agregado após 180 minutos, o time bateu o Wydad.

Portanto o Flamengo tem dois times bem definidos, tendo que se preocupar com o trio de ataque do Al Hilal e, em menor grau, com a defesa do Esperance. Mas claro que o rubro-negro é bastante favorito nas semis.

Comentários do Facebook