Neste final de semana tivemos o maior jogo de todos na Inglaterra, independente da época: Manchester United x Liverpool. Os grandes rivais não decepcionaram e fizeram um jogaço que terminou empatado em Old Trafford. Vamos falar sobre isso e também sobre partidas marcantes pelos outros campeonatos europeus.
Premier League: United em fase ruim surpreende o favoritíssimo Liverpool
Nada como um clássico monumental para quebrar tabus, agitar a tabela e fazer o mundo da bola girar. Num jogo em pleno Old Trafford, nunca pareceu mais difícil que o Manchester United fosse vencer seu arquirrival Liverpool pela Premier League. Pois os Red Devils fizeram bonito e saíram na frente, mesmo contra todas as previsões.
Marcus Rashford, que tem carregado o time nas costas, só empurrou para o gol depois de excelente jogada do jovem Daniel James. Com direito a Jürgen Klopp enfurecido, que reclamou de falta no início da jogada, o VAR validou o tento. Dois minutos depois, porém, o Liverpool alcançou o empate, mas o VAR entrou de novo em ação, desta vez para anular o gol, fazendo o técnico alemão arrancar os cabelos.
Embora não tivesse tanta posse de bola, o United teve mais chances de ampliar do que os Reds de empatar – pelo menos duas bolas podem ser consideradas como gols perdidos na metade inicial do segundo tempo.
O grande mérito do Liverpool foi ter acertado em cheio nas mudanças. Klopp tirou o apagado Origi e os meias Wijnaldum e Henderson para colocar Keita, Oxlade-Chamberlain e Lallana, sendo que os dois últimos fizeram a diferença. Lallana empatou já aos 40 do segundo tempo após ótima assistência de Robertson, e os Reds quase viraram com Oxlade-Chamberlain no último lance do jogo, mas o placar acabou em 1×1 mesmo.
Os Reds permanecem líderes, mas não estão mais 100%, enquanto que os Red Devils permanecem afundados na 13ª posição. Em Betfair, o Liverpool ainda é favorito para ser campeão, com odds a 1,73 para 1. O segundo colocado é o Manchester City, que venceu o Crystal Palace fora de casa por 2×0 e tem odds de 2,1 para 1.
Os outros jogos dos grandes do inglês foram: Chelsea 1×0 Newcastle, Tottenham 1×1 Watford, enquanto que o Arsenal joga contra o Sheffield United logo mais (odds de 2 para 1 a favor dos Gunners).
Tabelas enroladas na Alemanha e na Espanha
O Barcelona finalmente roubou a liderança do Campeonato Espanhol numa rodada em que o time azul-grená ganhou e o arquirrival Real Madrid perdeu. Os Merengues foram derrotados pelo humilde Mallorca por 1×0 e agora caíram para a segunda posição. Já o Barça venceu o Eibar fora de casa com tranquilidade – 3×0 com gols dos astros do time: Griezmann, Messi e Suárez.
Em terceiro vem o surpreendente Granada, que ganhou na rodada, e logo atrás estão Real Sociedad (que também ganhou) e o Atlético de Madrid, que chegou ao seu terceiro empate consecutivo no jogo contra o Valencia (1×1), e ainda por cima perdeu João Félix por tempo indeterminado graças a uma lesão no tornozelo do português.
A bagunça é ainda mais generalizada na Bundesliga. O ainda líder Borussia Mönchengladbach perdeu para o xará Borussia Dortmund (que agora é 4º), enquanto que ambos segundo e terceiro colocados empataram seus jogos: Wolfsburg, que ficou num 1×1 com o RB Leipzig (que caiu para 5º com a vitória do Dortmund) e Bayern de Munique, que não conseguiu dobrar o Augsburg fora de casa – o time anfitrião fez um gol no primeiro minuto, tomou a virada dos Bávaros e empatou nos acréscimos.
Freiburg, Schalke 04, Eintracht Frankfurt e Bayer Leverkusen, todos empatados com 14 pontos, completam as primeiras nove posições – separados do líder Gladbach por apenas dois pontinhos.
Os jogaços na Serie A italiana
Inter de Milão e Juventus continuam liderando sossegadas o Campeonato Italiano, e ambas venceram seus jogos: a Velha Senhora ganhou do Bologna por 2×1 e a Inter fez um jogaço espetacular com o Sassuolo, que terminou em 4×3 a favor do time milanês com dois gols de Lukaku e dois de Lautaro Martínez.
O rival da Inter, o Milan, também protagonizou um belo empate, embora com sabor de derrota para o torcedor – o Lecce empatou a partida, que acabou em 2×2, aos 45+2 do segundo tempo. A Roma também só empatou: um 0x0 xoxo com a lanterninha Sampdoria.
O Napoli, ainda em quarto lugar, fez sua parte e ganhou do Hellas Verona por 2×0. O melhor jogo da Serie A TIM, porém, foi o da Lazio, que recebeu a Atalanta e, depois de sair perdendo por 3×0, empatou dramaticamente por 3×3 com gol de pênalti nos acréscimos – assinalado pelo VAR.
Em Betfair, ninguém supera a Juventus como favorita para ser campeão. As odds da Velha Senhora são de 1,33 para 1. Depois vem a Internazionale, cujas odds são de 4,5 para 1. O terceiro favorito é o Napoli: 8,5 para 1.