Arsenal vence clássico contra o United, Liverpool mais tranquilo do que nunca

Os campeonatos europeus seguem todos parados, exceto a Premier League, que não para um minuto sequer – aliás, mais do que isso, acelera o ritmo neste período festivo. A tradicional rodada de 1 de janeiro trouxe excelentes jogos, incluindo um clássico, e é sobre isso que vamos falar agora.

Renascimento do Arsenal contra o Manchester United

Enquanto torcedor, é sempre doloroso viver uma fase ruim com seu time. É o caso deste que vos fala em relação ao Arsenal. Da mesma maneira, é sempre uma sensação especial quando existe uma sensação de que a crise está ficando para trás e novos tempos estão surgindo.

O clássico contra o Manchester United foi o terceiro jogo de Mikel Arteta no comando dos Gunners, e a primeira vitória. Na semana anterior, o time londrino recebeu o Chelsea num derby da capital, fez o melhor primeiro tempo da sua temporada, mas se esgotou fisicamente no segundo tempo e acabou tomando a virada.

Contra os Red Devils, porém, a história foi bem parecida, mas o final foi feliz para os anfitriões. Num primeiro tempo completamente dominado pelo Arsenal, o placar foi de 2×0 a favor, com gols de Pepe e Sokratis, mas poderia muito bem ter sido 3 ou 4. Os Gunners amassaram o adversário e tiveram posse de bola absurda, bem a marca registrada da escola Pep Guardiola, onde Arteta praticamente fez faculdade.

Já o Manchester United, que fez o melhor dezembro fora o Liverpool no Campeonato Inglês, não jogou no primeiro tempo e, no segundo, não soube se impor o suficiente. Martial deu trabalho para a defesa adversário, mas o time não fez muita coisa. Os criticadíssimos Luke Shaw e Jesse Lingard deram ainda mais pano para a manga com atuações horrorosas. De quebra, Pogba ficou de fora e reforçou a ideia de que não quer mais jogar pelos Diabos Vermelhos.

A vitória tira o Arsenal da vexatória 13ª posição e leva até a horrível 10ª, mas o progresso do time sob o comando de Arteta é gritante, começando pelo espírito de jogo de gente como David Luiz, Xhaka, Aubameyang e, principalmente, Mesut Özil, que comeram a bola. Já o Manchester United permanece em 5º, já que os quatro times abaixo de si na tabela perderam pontos na rodada.

Quem teve motivos para sorrir

Ambos Leicester e Liverpool venceram e têm motivos para sorrir – só que os Reds têm, digamos, 18 motivos a mais

Com a barriga inchada de comer nas festas de fim de ano, os torcedores de alguns times tiveram bons motivos para sorrir. Acima de qualquer outro, claro, está o do Liverpool, que já deve estar enjoando de ganhar – até parece. Em Betfair, aliás, o time de Jürgen Klopp continua ridiculamente favorito para ser campeão no final da temporada, com odds a 1,02 para 1.

Os Reds receberam o bom time do Sheffield United e não tiveram problemas em vencer por 2×0. O destaque do jogo foi Mohamed Salah, que fez o primeiro gol e participou ativamente do segundo, marcado por Mané.

O principal perseguidor do Liverpool continua sendo o Leicester, que foi até o Norte da Inglaterra jogar contra o Newcastle, vencendo por 3×0 dentro do St. James’ Park, mesmo sem Vardy. Ayoze Pérez, Maddison e Choudhury fizeram os tentos dos Foxes, que estão absurdos 13 pontos atrás do líder.

Em terceiro na tabela aparece o Manchester City, que recebeu o Everton de Carlo Ancelotti no Etihad Stadium e infligiu a primeira derrota do italiano no cargo de técnico dos Toffees. O 2×1 foi composto por 100% de gols brasileiros, com Gabriel Jesus marcando os dois dos Citizens e Richarlison descontando para o Everton. O City está um pontinho só atrás do Leicester.

Os tropeços e mais placares

O Chelsea não conseguiu aproveitar o ânimo de ter vencido o Arsenal fora de casa na rodada passada e acabou empatando com o Brighton dentro do Stamford Bridge. Os Blues saíram na frente com Azpilicueta, mas tomaram o empate com um golaço de bicicleta do iraniano Jahanbakhsh.

Quem tropeçou mais feio, porém, foi o Tottenham, que perdeu por 1×0 para o Southampton no estádio St. Mary’s, não sem muita reclamação de José Mourinho. Danny Ings fez o único gol da partida (e empatou com Aubameyang na vice-artilharia do campeonato, perdendo apenas para Jamie Vardy).

Outros resultados da rodada: Burnley 1×2 Aston Villa, Watford 2×1 Wolverhampton, West Ham 4×0 Bournemouth, Norwich 1×1 Crystal Palace.

Comentários do Facebook