Graças ao papelão do River Plate, nós teremos um duelo não tão interessante na final do Mundial de Clubes. O Al Ain não se importa nada com a afirmação anterior, já que ganhou a vaga de forma merecida, mas é muito duro não pensar no tricampeonato fácil do Real Madrid no Mundial de Clubes e hepta se considerarmos os Interclubes que começaram nos anos 60.
Esta edição do Mundial é talvez a mais melancólica da história, já que a falta de um sul-americano na final levanta todo tipo de dúvida: depois da maior final de Libertadores de todos os tempos que terminou em vexame, a cereja do bolo foi o time sul-americano perdendo para uma equipe dos Emirados Árabes Unidos.
E pior: não foi por 1 a 0, gol de sorte e fecha a casinha. O jogo terminou empatado por 2 a 2 e foi vencido nos pênaltis pelos donos da casa.
Se o time que venceu a Libertadores com a melhor final perdeu para eles, o que pensar então dos nossos times, que caíram (quase todos eles) para os argentinos?
Enfim, antes da depressão bater, vamos ao pouco de análise que dá para fazer da final do Mundial de Clubes 2018.
Real Madrid só quer evitar um vexame
A temporada 2018/19 do Real Madrid é horrorosa. O time
perdeu o melhor jogador do mundo, levou 5 do Barcelona, demitiu treinador, “efetivou” o interino Santiago Solari, perdeu para o Eibar por 3 a 0, perdeu para o CSKA em casa por 3 a 0 (com times reservas, vamos ser justos) e o time está apenas em quarto no Campeonato Espanhol. Tirando isso, está tudo beleza.
Sempre é dito mas nunca custa repetir: o Mundial de Clubes só não é um amistoso para os times europeus porque tem mais dinheiro e uma taça da FIFA. Não é esta conquista que vai fazer Solari ser o treinador do Real sem dúvidas pairando ou fazer os jogadores caírem nas graças da torcida.
Mas fazer três gols sempre ajuda. Gareth Bale tem uma trajetória curiosa no Real Madrid: lesões, decepções com sua falta de regularidade, ou pelo menos bem abaixo da de um certo português, mas presença incrível nos grandes jogos. Só lembrar que um dos gols mais fantásticos em final de Champions League é dele.
O Real Madrid irá jogar pela esquerda com o galês e Marcelo servindo de garçom. Contra o Kashima Antlers foram duas assistências. O Al Ain vai precisar reforçar a marcação por ali.
E Bale pode ter uma motivação a mais além de se solidificar como principal craque do time para as competições que importam na temporada: com mais um gol ele iguala Cristiano Ronaldo na lista de artilheiros do Mundial de Clubes.
Legal, mas e o Al Ain?
Temos que respeitar o finalista, claro. Ter eliminado o River Plate não faz os times árabes igualarem o nível dos sul-americanos como alguns pessimistas analisaram, mas é um momento marcante: o dinheiro finalmente está se transformando em qualidade técnica e inteligência para jogar.
O treinador anterior da equipe era Zlatko Dalic, treinador da Croácia na campanha incrível na Copa do Mundo de 2018. O substituto Zoran Mamic também é do país báltico e já tem uma campanha histórica para chamar de sua também.
O time sabe jogar com a bola, mas é óbvio que ela será toda do Real Madrid neste sábado. Mas o que surpreende nesse time é sua força psicológica: o Al Ain estava perdendo por 3 a 0 para o Team Wellington antes de buscar o empate e vencer nos pênaltis na primeira partida do Mundial.
E contra o River, a equipe abriu o placar, levou a virada aos 10 e 15 minutos do primeiro tempo e provavelmente sentiu o mundo inteiro pensar “ok, vocês fizeram sua graça, agora o River domina”.
Que nada, o brasileiro Caio fez uma linda jogada pela esquerda e empatou a partida e o time não errou um pênalti.
Ok, eu já fiz minha graça, agora vou ser sério
Não tem o que analisar, o River Plate foi o que perdeu a classificação. O time dormiu no ponto depois de virar o jogo, perdeu pênalti e na disputa final o goleiro Franco Armani podia ter defendido facilmente dois chutes.
O Real Madrid não vai cometer os mesmos erros e até é bem capaz de tirar o pé de forma bastante clara para ir para as férias sem risco de lesões. Na Betfair a vitória do time espanhol paga apenas 1,14 para 1 na Betfair.
Caso você busque valor, é interessante ir para a linha de gols no jogo. O valor de 1,9 para menos de 3,5 gols na partida pode te interessar caso você ache que a tirada de pé será grande. Só que pense numa coisa: esse é um time do Real que levou dois 3 a 0 e está sendo criticado por todo lado. Uma goleada para tirar o atraso pode estar na mira.