Em tempos de coronavírus não há muitos jogos para falar sobre. Então vamos mandar ver nas listas. Elas sempre são polêmicas, mas também é divertido discutir e decidir, por exemplo, quais são as melhores seleções do mundo em 2020.
Não teremos Copa em 2020, então quem não estiver em primeiro pode ficar tranquilo, ainda tem dois anos. Em 2016, dois anos antes da Copa de 2018, a França perdeu para Portugal com gol do Eder em casa. Infelizmente não teremos nem Euro em 2020 por causa do maldito COVID-19.
Antes que fiquemos com raiva na quarentena, vamos ao Top 10 das Melhores Seleções do Mundo em 2020. Nós consideramos resultados recentes, o talento que cada seleção tem, o potencial de ascensão e também o que eles já provaram jogando juntos.
10. Uruguai
Eu ia colocar a Italia aqui. Mas se Italia e Uruguai se enfrentam no próximo domingo em um estádio isolado do mundo e sem coronavírus, Suárez e companhia são favoritos. O renascimento da celeste já tem uma década e já rolou uma reformulação no núcleo da equipe, que tinha Lugano, Arevalo Rios, Forlán, Rodriguez e outros que não estão mais. Gimenez, Betancur, Laxalt, Valverde, entre outros, agora fazem companhia aos veteranos Suárez, Cavani e Godín. E, claro, Oscar Tabarez.
9. Argentina
Como dissemos no post dos favoritos para a Copa do Mundo de 2022, a Argentina é a quarta favorita para a Betfair, o que acho absurdo. Aqui coloco ela em nono e em um duelo contra os vizinhos do Norte não sei se eles perdem. Sim, eles tem Messi, mas Messi não consegue levantar a equipe.
Lionel Scaloni comanda uma renovação que não é fácil. Sim, tem peças ótimas como Lautaro Martinez, mas zaga e laterais segue sendo um ponto fraco da equipe. Tanto que dois anos atrás Sampaoli teve que levar Mascherano, que estava na China, para a Copa. Há talento na frente, mas sobra bagunça e problemas atrás. Vamos ver se isso muda nos próximos dois anos.
8. Espanha
A Espanha chegou na Copa de 2018 como uma das favoritas. Sob o comando de Julen Lopetegui a Fúria emendou uma série de vitórias e o elenco ainda tinha muito talento, especialmente no meio de campo. Bom, deu no que deu. Lopetegui assinou com o Real Madrid dias antes da Copa do Mundo começar, o presidente da Federação não ficou feliz, os jogadores do Barcelona também não, pelo visto, ele foi demitido e o time caiu nas oitavas.
Agora a Espanha passa por uma reformulação. A geração vitoriosa de 2010 e bicampeã europeia está quase toda aposentada. Sergio Ramos é o único remanescente em alto nível, com até Busquets caindo de rendimento. Teremos uma renovação? Por enquanto ela é tímida em talento, mas pode mudar com Ansu Fati.
7. Alemanha
Depois de finalmente vencer a Copa do Mundo em 2014, após dois terceiros lugares e um vice da Euro, a Alemanha perdeu para a França nas semis da Euro de 2016 e foi humilhada na Copa de 2018. A reação veio rápida: Joachim Low ficou, mas começou uma reformulação até cruel, avisando Boateng, Hummels e Muller que eles não seriam mais usados.
Ainda falta um pouco do talento que abundou de 2006 até 2016, mas Timo Werner e Gnabry começam a ganhar mais minutos e quando Sane se recuperar, também será importante no time. Toni Kroos, Neuer, Gundogan e Reus continuam e precisam liderar essa reformulação para a Alemanha. Mesmo em um período estranho, ela ainda mete medo. E por isso precisa estar entre as melhores seleções do mundo.
6. Holanda
A Holanda é uma seleção que é candidata a dar um pulo nesta lista. Depois do fim da geração Robben, Sneijder e Van Persie e a completa desgraça que foi nem disputar a Euro 2016 e a Copa do Mundo de 2018, a equipe se reergueu, vencendo a Alemanha, duas vezes, França e Inglaterra e sendo vice da Liga das Nações, perdendo para Portugal na final. Talento não falta: Virgil Van Dijk é o melhor zagueiro do mundo, De Ligt não estava bem na Juventus mas segue jogando de forma segura na seleção. Frenkie De Jong e Georginio Wijnaldum dominam o meio e Memphis Depay está jogando bem no ataque. Se Sneijder, Robben e Van Persie fossem 10 anos mais novos, este era um time que faria frente à França. Mas mesmo sem os três, a Holanda tem tudo para crescer e já é forte em 2020.
5. Portugal
Pode parecer estranho colocar Portugal na frente da Alemanha e Argentina nesta lista de melhores seleções do mundo, mas explico: Portugal pode estar formando sua melhor geração desde o meio dos anos 2000. Sim, Cristiano Ronaldo já é um ancião futebolístico, mas segue muito produtivo. E houve renovação: Bernardo Silva é um excelente meio-campista, João Cancelo é um bom lateral, Bruno Fernandes mudou o Manchester United e João Félix tem talento para ser um atacante de ponta. E Fernando Santos é um bom treinador e consegue tirar o melhor de seus jogadores. Não à toa o time conseguiu ganhar a Liga das Nações, que pode parecer pouco, mas mostra que depois de 2016 a equipe conseguiu se manter relevante, não foi uma Grécia de 2004.
4. Inglaterra
A ideia aqui é similar à do Uruguai x Itália em um lugar onde a grama é verde, as pessoas não tem coronavirus e a Itália está cheia de turistas. Se a Inglaterra, que até resultados melhores, pega a Bélgica, é provável que os belgas vençam. Mas a Inglaterra pode perfeitamente subir nesta lista também.
O time ainda é jovem e aproveita as gerações vitoriosas em campeonatos de categorias inferiores. Alexander-Arnold, Sancho, Rashford estão prontos para ganhar mais protagonismo e o time tem um núcleo sólido com Maguire, Henderson, Sterling e Kane. É o time mais talentoso da Inglaterra desde o meio dos anos 2000 e aquelas equipes com Beckham, Rooney, Lampard e Gerrard foram tremendas decepções. Esta já chegou nas semis da Copa pelo menos.
3. Bélgica
Quem fazia piadas com a excelente geração belga teve que engolir elas com o atropelo que o time deu no Brasil nas quartas em 2018. Desde a Copa o time venceu duas partidas mas levou um 5 a 2 da Suíça que a impediu de jogar nas semis da Liga das Nações. Mas nas eliminatórias da Euro a equipe foi absolutamente dominante, com 10 vitórias em 10 jogos, 40 gols pró e míseros três contras e um 4 a 1 contra a Rússia de sobremesa. Lukaku está voando na Itália, De Bruyne é um dos melhores jogadores do mundo na temporada 2019/20, Courtois começa a se firmar no Real Madrid e Hazard, que não está bem na Espanha, não pode ser desconsiderado. Ele ainda é um excelente camisa 10.
2. Brasil
Sim, o Brasil perdeu para a Bélgica, não deveria estar aqui. Mas a equipe conquistou a Copa América sem Neymar e ainda tem muito talento no seu 11 titular. Alisson é um dos melhores goleiros do mundo, Marcelo é ídolo em Madrid, Casemiro é titular, Neymar é inegável se se preocupar em jogar e ainda tem Firmino, Gabriel Jesus e muitos outros jogadores que podem formar um núcleo muito forte. Tite é capaz de comandar isso e ganhar jogos com ideias modernas de futebol? Essa é a grande questão.
1. França
A melhor seleção do mundo ainda é a França. Em 10 jogos das qualificatórias da Euro a equipe venceu 8, empatou 1 e só perdeu para a Turquia. Claro, há uma certa ressaca pós-conquista da Copa, mas em talento e a química do elenco, os franceses ainda são os melhores. Mbappe, Pogba, Varane, Kante e cia limitada ainda são jovens. Griezmann joga melhor na seleção que no Barcelona. Ainda tem Lenglet, Coman, Kimpembe, Mendy, Lemar, Lucas Hernandez, Pavard… O posto no topo da lista de melhores seleções do mundo é da França.