Portugal e Holanda fazem final sensacional da Liga das Nações

A Liga das Nações voou um pouco abaixo do radar. Sem muitos entenderem do que se tratava e também sua fórmula meio estranha, que funciona até como qualificatória para a Euro 2020, os jogos foram passando sem tanta atenção. Mas nada como um mata-mata para colocar o holofote na competição.

Depois de uma final de liga dos campeões que não foi tão legal e a abstinência de jogos no Velho Continente, uma semifinal envolvendo Cristiano Ronaldo e três gols de sua autoria e outra com Inglaterra e Holanda na prorrogação mais VAR só poderia deixar todos empolgados.

No fim, Portugal e Holanda irão se encontrar no Porto neste domingo para a final da competição. Vamos então analisar esse jogo e suas odds?

Portugal mostra que segue forte

Depois da conquista da Euro 2016, Portugal foi um pouco desacreditado, com sua vitória sendo quase tratada como zebra. Também pudera: Cristiano Ronaldo saiu lesionado, Eder, que atualmente está no Lokomotiv Moscou, foi o improvável autor do título e a França, perdedora naquele dia, foi campeã do mundo dois anos depois.

Já Portugal fez uma Copa ok – perdeu para o Uruguai nas oitavas – e hoje é apenas o sétimo favorito para vencer a Euro 2020, atrás de Inglaterra, Alemanha, Espanha, Bélgica, França e  Holanda.

Por isso ter vencido a Itália por 1 a 0 e empatado por 0 a 0 em Milão, vencido a Polônia fora de casa (3 a 2) e batido a Suíça por 3 a 1 com três gols de Cristiano Ronaldo só mostram que talvez estejamos subestimando os lusos de novo. Se você acha a Suíça pouca coisa, saiba que ela fez 6 a 0 na Islândia que foi para a Copa do Mundo e bateu a Bélgica por 5 a 2.

O modus operandi de Portugal segue o mesmo. O bom Rui Patrício no gol, uma defesa sólida, com saída pela direita com Nelson Semedo, o bom Bernardo Silva no meio sendo o João Moutinho (que ainda está na seleção) 2.0 e o ataque com Gonçalo Guedes agradecendo todos os dias que tem Cristiano Ronaldo do lado.

Holanda mudou bastante

Depois da Copa do Mundo de 2014, quando chegou na semifinal, a Holanda viveu um inferno astral. A geração de Robben, Van Persie e Sneijder, que teve o auge em 2010 com o doloroso vice-campeonato, já estava velha em 2014 e depois só ficou pior ainda. A renovação demorou a acontecer e o time não classificou nem para a Euro 2016 e nem para a Copa do Mundo de 2018.

Pois bem, a renovação veio e com tudo. Virgil van Dijk ascendeu como uma fênix e com 27 anos é o capitão do time, melhor zagueiro do mundo e campeão europeu pelo Liverpool. Só isso.

Do lado dele tem as revelações Frenkie de Jong e Mattjhis de Ligt do Ajax – de Jong já foi contratado pelo Barcelona. Ou seja, deu para ver que a concentração de bons jogadores está do meio para trás, algo que até varia em relação aos grandes times da Laranja Mecânica dos anos 70, 90 e 2000/10. Falta poder de fogo, com Memphis Depay e Ryan Babel não estando do mesmo nível dos três citados acima, apesar de não serem ruins.

Odds para o jogo

Portugal é favorito e dá para explicar isso com dois fatores: Cristiano Ronaldo e o fato de jogar em casa, no estádio do Dragão. O duelo com Van Dijk será para colocar na história provavelmente.

A vitoria lusitana paga 2,45 para 1 na Betfair, enquanto a holandesa paga 3 para 1. Tanto o jogo contra a Suíça como a vitória neerlandesa contra os ingleses foi decidida no fim ou tempo extra. Então é normal esperar um jogo nervoso. A odds de primeira parte sem gols pagando 2,75 para 1 tem bom valor.

Comentários do Facebook