Classificados, eliminados e mais: o que vimos na rodada da UEFA Champions League

A quinta e penúltima rodada da Liga dos Campeões chegou ao fim nesta quinta (27), e agora vamos dar uma olhada não apenas nos jogos, mas o que eles significaram para os grupos, muitos dos quais já tem classificados e eliminados, embora muitos outros ainda estejam bem enroscados.

Os primeiros e segundos garantidos nas oitavas

Com apenas uma rodada pela frente, muitos grupos já têm seus líderes definidos. É o caso do grupo A, por exemplo, que viu PSG e Real Madrid empatarem por 2×2 nesta terça (25), o que garantiu a primeira posição para os franceses e segunda para os espanhóis. O jogo foi bem legal, com o Real abrindo 1×0 e segurando o placar o jogo todo, até fazer 2×0 aos 79 minutos, duas vezes com Benzema, apenas para ver o time parisiense empatar imediatamente, aos 81 e 83, com Mbbapé e Sarabia.

No grupo B, tudo perfeitamente definido depois das vitórias de ambos Bayern de Munique e Tottenham. Os bávaros venceram o Estrela Vermelha fora de casa por acachapantes 6×0, com show de Lewandowski, que fez quatro dos tentos, enquanto que os Spurs viraram um jogo que estava complicado contra o Olympiakos, que vencia por 2×0 em Londres e acabou derrotado por 4×2.

Quem também está sossegado é o Manchester City, que só precisou empatar com o Shakhtar Donetsk para garantir sua primeira posição no grupo C. Gündogan fez para os Citizens e Solomon para os ucranianos no empate em 1×1 na Inglaterra. Já no grupo D, a Juventus não teve problemas em bater o Atlético de Madrid por 1×0, na Itália, com gol de Dybala.

Por fim, o último líder garantido nas oitavas de final é o Barcelona, que venceu o Borussia Dortmund com facilidade no Camp Nou por 3×1 e não pode mais ser alcançado por ninguém no chamado Grupo da Morte. Numa noite de Messi inspiradíssimo, que fez um gol e deu assistências para os outros dois, o Dortmund não teve chance e caiu para terceiro no grupo.

Quem ainda briga por vaga no mata-mata

Em mais um lamentável caso de racismo na Europa, Lukaku calou a boca de todos que o insultavam com gol e assistência na vitória da Inter

Um grupo ainda indefinido em partes é o C, cujo líder é o Manchester City. Shakhtar Donetsk, Dínamo de Zagreb e Atalanta todos têm chance de chegar lá depois de os italianos vencerem os croatas por 2×0 e deixarem tudo embolado para a última rodada.

Falando em embolado, o grupo que tem a Juventus como líder também tem dois times brigando pela segunda vaga: Atlético de Madrid e Bayer Leverkusen. Os Colchoneros perderam o jogo e a chance de se classificarem na última rodada, enquanto que os alemães bateram o Lokomotiv Moscou na Rússia e se mantém vivos na briga, um pontinho atrás do Atléti.

No grupo F, onde o Barça venceu o Borussia, a Internazionale de Milão fez bonito frente ao já eliminado Slavia Praga, em mais um jogo tristemente marcado por racismo contra o atacante Lukaku, da Inter. Como os Deuses do Futebol são justos, o atacante belga marcou um gol e deu assistência para os outros dois, de Lautaro Martínez na vitória por 3×1.

Tudo aberto

Napoli e Liverpool ficaram num 1×1 dramático em Anfield e ambos podem tanto entrar quanto ficar de fora das oitavas da Champions

Um grupo muito emocionante de se acompanhar é o E, cujos líderes Liverpool e Napoli empataram por 1×1 na Inglaterra e continuam brigando pelo primeiro lugar. Os italianos saíram na frente na primeira etapa com Mertens, mas os Reds empataram com gol de Lovren no segundo tempo. No outro jogo do grupo, o ainda vivíssimo Red Bull Salzburg atropelou o eliminado Genk por 4×1 na Bélgica e sonha com vaga, mas não depende mais só de si.

O Grupo G é o menos atrativo da Champions League, mas está totalmente indefinido até o momento. O líder RB Leipzig tomou um sufoco monstruoso do lanterna Benfica, que vencia por 2×0 até os 45 do segundo tempo, mas viu os donos da casa empatarem no último minuto do tempo normal e depois aos 45+6, de pênalti, as duas vezes com Forsberg. O resultado classifica virtualmente o Leipzig e elimina virtualmente os portugueses, que precisam de milagres para perderem e ganharem a vaga, respectivamente.

No mesmo grupo, o Lyon perdeu para o Zenit por 2×0 em São Petersburgo e os dois times ficaram empatados com 7 pontos, três atrás do RB Leipzig. Tudo pode acontecer aqui ainda.

Por fim, o último grupo, H, segue sendo o mais equilibrado de todos. Chelsea e Valencia fizeram um jogaço no estádio Mestalla que acabou empatado em 2×2, com direito a virada, pênalti defendido, interferência do VAR, gols incríveis perdidos e o que mais você conseguir imaginar.

No outo jogo, o Ajax venceu o Lille fora de casa por 2×0 e está em situação relativamente tranquila, mas ainda não se classificou. Os holandeses, que venceram com gols de Ziyech e Promes, têm 10 pontos, contra 8 de ambos Chelsea e Valencia. Só o Lille já disse adeus de vez.

Comentários do Facebook