Guia da UEFA Champions League 2020-21

Com o fim da fase preliminar da UEFA Champions League, já rolou o sorteio e os grupos da competição estão definidos para a temporada 2020-21. O que não falta logo de cara são jogaços e encontros entre craques, aliás.

Para facilitar a visualização da competição, resolvemos fazer este grande guia, analisando os grupos um por um, falando sobre azarões e favoritos, astros e promessas e tudo mais que você precisa saber sobre a maior competição internacional de clubes do mundo, cuja fase de grupos começa nos dias 20/21 de outubro.

Pré-Champions

Assim como acontece com Europa League e Libertadores, a Champions League começa muito antes para times que precisam disputar os play-offs, e é só com o final desses resultados que os grupos são montados.

Não tivemos nenhum grande clube entrando via pré-Champions, é verdade, mas algumas surpresas rolaram já nessa frase preliminar – nenhuma mais impactante que a eliminação do tradicionalíssimo Benfica, de Jorge Jesus, que caiu para o grego PAOK bem antes do que se esperava.

Outros clubes tradicionais que ficaram para trás incluem Besiktas, Estrela Vermelha, Légia Varsóvia, Celtic, AZ Alkmaar, Slavia Praga e Gent.

Fase de grupos Champions League 2020-21

Embora as regras de distanciamento social e estádios vazios permaneçam ativas por tempo indeterminado, a Champions volta a ser disputada na casa de cada time rodada após rodada, e não mais em estádios neutros, como foi no fim da temporada passada.

Da mesma maneira, a final está definida para acontecer em Istambul, Turquia, como era o plano para 2019-20, aliás.

A primeira fase com todos os times, enfim, é composta por oito grupos com quatro clubes cada, com jogos que serão disputados em ida e volta, todos jogando contra todos – o padrão com o qual estamos acostumados. Como também sabemos, passam os dois primeiros, o terceiro vai

Hora de ver, portanto, cada grupo!

Grupo A: Bayern de Munique/ Atlético de Madrid/ RB Salzburg/ Lokomotiv Moscou

Eleito atacante do ano da UEFA no mesmo evento, aliás, Lewandowski viu o Bayern entrar num grupo equilibrado, mas que não deve ser problema

O grupo A é o do atual campeão alemão e da própria Champions League, o Bayern de Munique, que caiu com adversários que, via de regra não devem representar grandes problemas – com exceção do sempre forte Alético de Madrid.

Naturalmente que o Bayern entra favorito logo de cara, e ninguém espera menos do que a classificação em primeiro e talvez até mesmo de maneira invicta. O Atléti é o segundo favorito, com odds de 1,33 para 1 se passar (as do Bayern são de patético 1,04 para 1).

A briga, ao que parece, fica entre o campeão austríaco, RB Salzburg, e o vice-campeão russo, Lokomotiv Moscou, que completam o grupo, sendo que o Salzburg é mais bem-cotado para chegar à Europa League.

Grupo B: Real Madrid/ Shakhtar Donetsk/ Inter de Milão/ Borussia Mönchengladbach

Com a ambição de voltar a vencer o Campeonato Espanhol saciada, o Real Madrid olha para a Champions com cobiça novamente

O Grupo B é definitivamente um dos mais interessantes da vindoura Champions, e é até mesmo um dos pode ser cravado como “Grupo da Morte” da atual edição. O cabeça-de-chave é o todo-poderoso Real Madrid, atual campeão espanhol e maior vencedor da história da Champions.

Naturalmente que os Merengues entram favoritos, mas um outro gigante europeu está lá para disputar a liderança: a Inter de Milão, atual vice-campeã italiana e também da Europa League. Os jogos entre estes dois devem soltar faísca.

Completam o grupo dois times competentes e competitivos em seus países: o ucraniano Shakhtar Donetsk e o alemão Borussia Mönchengladbach. Ne Betfair, o favoritismo maior é dos dois gigantes, seguidos pelo Gladbach, que pode sonhar com tropeços dos favoritos e beliscar vaguinha. Os ucranianos, porém, são tidos por azarões.

Grupo C: Porto/ Manchester City/ Olympiacos/ Olympique de Marseille

O título que falta no currículo do Manchester City é a Champions League, e é a obsessão de Guardiola, dos dirigente e jogadores

Cheio de multicampeões nacionais, o Grupo C tem um claro favorito, que é o Manchester City, que está acompanhando de três tradicionais clubes europeus e que devem se estapear entre si pela segunda vaga – ao menos é o que a lógica indica.

Estes times são Porto (cabeça-de-chave), Olympique de Marseille e Olympiacos, gigantes de seus respectivos países, mas que em geral não vão muito longe na Champions, ao menos nos últimos anos.

Os portugueses são os mais bem-cotados para ficar com a segunda vaga (odds de 1,73 para 1 na Betfair), enquanto que os franceses ficam em terceiro. Os gregos, enfim, são considerados azarões completos.

Grupo D: Liverpool/ Ajax/ Atalanta/ Midtjylland

Sem grandes mudanças no seu fantástico elenco, o Liverpool deve ir com sangue nos olhos para cima do troféu, e é um dos favoritos desde o início

Não que exista um grupo melhor do que o outro na Champions, mas é fácil notar quando podemos esperar jogos divertidos de assistir, com muitos gols e adversários que buscam a bola e a meta, e esse é exatamente o caso do grupo D.

É aqui que está o gigante Liverpool, favorito disparado para passar em primeiro, e também a Atalanta, que tem dado show de futebol nas últimas temporadas italianas, além do tradicional, jovem e sempre ofensivo Ajax, cujos jogos são garantia de diversão na maior parte das vezes.

As duas vagas, tudo indica, ficarão entre esses três. Quem completa o grupo é o campeão dinamarquês Midtjylland, que sabe que corre por fora e se contentaria, e muito, com o terceiro lugar.

Grupo E: Sevilla/ Chelsea/ Krasnodar/ Rennes

Chelsea e Sevilla, que em geral se dão melhores na Liga Europa do que na Champions, entram num grupo com novatos e têm obrigação de passar de fase

Correndo o risco de ser injusto, mas talvez o grupo E seja aquele do qual podemos esperar menos coisa na Champions League – mas tomar que calemos a boca!

Os dois times mais importantes no grupo, e que devem ficar com as duas vagas, são Sevilla, atual campeão da Liga Europa, e o Chelsea, que ficou com o quarto lugar da Premier League. Completam o grupo dois estreantes da competição: o russo Krasnodar e o francês Rennes, sendo que o clube da França é mais bem-cotado na Betfair para ficar com a terceira vaga.

Grupo F: Zenit/ Borussia Dortmund/ Lazio/ Club Brugge

De longe o mais equilibrado e imprevisível, o grupo de Dortmund, Lazio, Zenit e Brugge começa e deve terminar aberto em disputas

Embora sem grandes nomes do futebol atual em questão de título europeu, o grupo F promete ser dos mais equilibrados, levando em conta seus participantes e suas respectivas fases vividas em suas ligas nacionais.

O cabeça-de-chave é o atual campeão russo, Zenit, que vai brigar ferrenhamente principalmente com o Borussia Dortmund pela classificação, sendo que a Lazio, dona de um ataque poderoso, mas uma defesa um pouco frágil, entra na briga com menos fôlego. O Brugge, da Bélgica, pode muito bem atrapalhar geral, mas não deve ser o bicho-papão do grupo.

Grupo G: Juventus/ Barcelona/ Dínamo de Kiev/ Ferencvárosi

Quis o destino que Cristiano Ronaldo e Messi se encontrassem pelo menos mais duas vezes, e ninguém espera menos do que jogaços entre Juve e Barça

Hora do gripo com o jogaço pelo qual todos esperavam. Ao lado de Dínamo de Kiev e do estreante Ferencvárosi, da Hungria, é o grupo no qual finalmente veremos o reencontro dentro de campo de Cristiano Ronaldo e Messi, jogando respectivamente por Juventus e Barcelona, é claro.

Óbvio também que ninguém espera resultado diferente dos gigantes italiano e espanhol se classificando, e todos os olhos se voltam para o duelo pessoal de dois dos maiores astros de futebol da atualidade e de todos os tempos. Jogaços já são certeza na ida e na volta!

Grupo H: PSG/ Manchester United/ RB Leipzig/ Istanbul Basaksehir

O PSG vai ter tarefa difícil num grupo com grandes equipes, e precisa de um Neymar renovado para chegar ainda mais longe do que em 2019-20 e, finalmente, ser campeão

Se até agora hesitamos, chegando ao grupo H não dá mais: é aqui o Grupo da Morte. Neymar e o PSG vão ter trabalhado lidando tanto com o tradicionalíssimo e gigante inglês Manchester United e as novas potências locais RB Leipzig e Istanbul Basaksehir.

O time turco, pra começar, é obviamente o mais fraco do pelotão, mas tem nomes conhecidos (Skrtel, Junior Caiçara, Rafael e, principalmente, Demba Ba) e pode incomodar – ah, o Robinho jogava ali até o fim da temporada, mas foi embora ao fim do contrato.

Os jogaços mesmo, porém, devem ficar por conta dos outros três. O RB Leipzig foi bem longe na temporada passada, e o United é uma potência que nunca pode ser desconsiderada, mesmo em temporadas mais fracas, como nos últimos anos. O PSG, atual vice-campeão e time de grandes craques, claro, dispensa apresentações e é o favorito para ser o primeiro na Betfair.

Os grandes favoritos

Em Liga dos Campeões é bem difícil falar em favoritos assim logo de cara, mas alguns times se destacam não apenas pelas campanhas que fazem em seus respectivos países, mas também pelo investimento no início da temporada, os grupos em que caíram e a história recente.

Três nomes se destacam como favoritos para levantar a orelhuda, ao menos segundo a Betfair: Bayern de Munique, Manchester City e Liverpool. As odds no site são de 5 para 1, 5 para 1 e 6,5 para 1, respectivamente. Todos os outros clubes têm odds acima de 10, com destaque para PSG (11 para 1) e Real Madrid (12 para 1).

Relembre os campeões da última década

AnoCampeãoVice
2010-11BarcelonaManchester United
2011-12ChelseaBayern de Munique
2012-13Bayern de MuniqueBorussia Dortmund
2013-14Real MadridAtlético de Madrid
2014-15BarcelonaJuventus
2015-16Real MadridAtlético de Madrid
2016-17Real MadridJuventus
2017-18Real MadridLiverpool
2018-19LiverpoolTottenham Hotspur
2019-20Bayern de MuniqueParis Saint-Germain
Comentários do Facebook