Se tem uma cosa que não para com ou sem pandemia são os boatos de transferência no futebol. Se a temporada estivesse em sua normalidade, estaríamos vivendo já o auge dos rumores, e eles ainda assim existem, mesmo com a paralização.
Neste artigo vamos tratar de alguns negócios que já foram fechados, outros que por enquanto são apenas boatos e, ainda, os jogadores que, mesmo cercados por especulação, podem acabar ficando onde estão mesmo.
Negócios fechados
O time que resolveu colocar as manguinhas de fora com mais destaque até o momento é o Chelsea, que virtualmente fechou negócio com Timo Werner, do RB Leipzig. Muita gente está apostando que os Blues vão investir pesado, principalmente porque a punição da UEFA chegou ao fim.
Ainda no Chelsea, aliás, vale a pena citar outro negócio já concluído, dessa vez envolvendo o Ajax e o atacante Hakim Ziyech. Assim como Werner, Ziyech só não assinou contrato ainda por conda da COVID-19, que está impedindo as viagens, exames médicos esportivos e outras formalidades necessárias.
Para suprir a ausência do marroquino/holandês vale lembrar Ajax já contratou Antony, para tristeza do torcedor são-paulino.
Outro que vale o interesse dos brasileiros: Thiago Silva. Não dá para chamar a situação do experiente zagueiro como “negócio fechado”, mas as coisas tampouco são rumores mais. O PSG não vai mais utilizar o jogador e ele já está atrás de outros clubes – trataremos disso em detalhes mais para frente. Situação similar é a de Wagner Love, só que este já rescindiu pra valer com o Corinthians.
Boatos de quem pode chegar
Essa é sempre a parte mais divertida, não é? Lembre-se que o mercado está parado e, de certa maneira, o mundo também, então os boatos são ainda mais nebulosos do que o normal.
Falamos ali em cima sobre Thiago Silva, que definitivamente vai sair do PSG. Os destinos possíveis parecem três, segundo a maior parte das fontes internacionais: MLS, Premier League ou retorno ao Brasil. No caso dos clubes brasileiros, o maior interessado seria o Fluminense. A se ver.
Também já falamos do Chelsea ali em cima, e são os Blues quem estão pirados no Jiraya para a próxima janela de transferências. Havertz é um alvo (ainda que dificilmente venha) e formaria um ataque formidável com Ziyech e Werner.
Ainda na Premier League, outro que deve ser protagonista na janela de transferências é o potencialmente novo-rico Newcastle, cujos alvos podem incluir aí Thiago Silva, Di Maria e até mesmo Phillippe Coutinho, alvo inevitável de toda janela de transferências.
O brasileiro, aliás, dificilmente permanecerá no Bayern, onde está por empréstimo, e também não está nos planos do Barcelona, dono de seu passe, ao que tudo indica. Também na Inglaterra, além do já citado Newcastle, o Arsenal também pode ser um destino provável, mas é muito cedo para cravar qualquer coisa, ainda mais se o também brasileiro Willian fechar com os Gunners, um boato igualmente forte.
Boatos de quem pode ficar
Quase tão importante como falar quem pode trocar de clubes é falar quem pode permanecer onde está depois de meses tão incertos, que em muitas oportunidades apenas aumentaram as expectativas em relação a situações já enroscadas.
O primeiro nome da lista é o garoto-sensação da temporada, Kai Havertz, atualmente no Bayer Leverkusen. Alguns sites dizem que o Bayern de Munique estaria disposto a pagar uma bela grana e envolver Thomas Müller numa negociação, mas ao que tudo indica o meia dos Leões vai permanecer na Bay Arena por mais uma temporada.
Outro astro de clube que, ao que parece, vai aliviar seu torcedor e ficar onde está é Pierre Emerick-Aubameyang, suposto alvo principal do Barcelona para a janela, mas que, ao que parece, vai acabar ficando mais um tempo no Arsenal, onde é ídolo.