Liga Europa: Chelsea x Arsenal no primeiro dos duelos ingleses das finais Europeias

Como falamos há algumas semanas, essa será a primeira vez na história que quatro times do mesmo país disputam as duas finais continentais europeias – Liga dos Campeões e Liga Europa.

Enquanto que Tottenham e Liverpool se preparam para se enfrentar no duelo gigante da Champions no próximo sábado, em Madrid, Chelsea e Arsenal já estão no Azerbaijão prontos para se enfrentar valendo o único troféu que cada um ainda pode conquistar na temporada. No caso do Arsenal, ainda por cima, é a última chance de jogar UEFA Champions League na próxima temporada (o Chelsea se classificou via Premier League).

A seguir vamos dar uma olhada em cada um dos times, falar sobre a fase recente de ambos, as polêmicas cercando a final e as odds para o duelo de amanhã em Baku.

Chelsea tenta terminar a temporada por cima

eden hazard chelsea
O Chelsea não fez uma temporada ruim, mas ficou claro o quanto o time é dependente do talento gigantesco de Eden Hazard

Entre os 6 grandes times da Inglaterra da atualidade, ninguém troca tanto de técnico quanto o Chelsea, e isso é fato. A bola da vez é Maurizio Sarri, que saiu do Napoli para treinar os Blues no começo da temporada e, por enquanto, não conquistou nada além de uma vaga na Liga dos Campeões.

A temporada do Chelsea pode não ter sido maravilhosa como a retrasada, que acabou em título, mas também não foi pífia como a anterior, que viu os Blues terminarem em quinto – pior colocação do time desde 2015-16, quando José Mourinho naufragou o time até a 10ª posição. O terceiro lugar, atrás apenas de Manchester City e Liverpool que, como todo mundo sabe, fizeram campanhas históricas, rendeu uma vaga direta para a Champions.

A verdade é que o Chelsea tem um ótimo time, mas parece estar sendo carregado nas costas por Eden Hazard. O belga, aliás, pode estar prestes a deixar Londres para trás, mas isso não afetar sua importância em campo na grande final – por outro lado, talvez até aumente sua capacidade de ser decisivo.

Arsenal quer ver Emery, o rei da Liga Europa, faturar o troféu

Aubameyang acabou artilheiro da Premier League e, em parceria com Lacazette, transformou o ataque dos Gunners no terceiro melhor do campeonato

Unai Emery chegou ao Arsenal no começo da temporada com a missão mais difícil entre todos os técnicos da Premier League: substituir a lenda viva Arsène Wenger depois de 22 anos do francês à frente do clube. O treinador espanhol fez campanha no Campeonato Inglês melhor que a do próprio Wenger na sua última temporada e chegou mais longe ainda na Liga Europa. Eis agora a chance de se consagrar faturando o título.

 O objetivo dos Gunners é duplo: serem campeões de qualquer coisa desde a Community Shield de 2018 e faturarem a vaga para a UEFA Champions League. Se existe alguém preparado para isso, sem dúvidas é Unai Emery, o maior campeão de todos os tempos da Liga Europa (ao lado de Giovanni Trapattoni). Foi sob o comando do espanhol que o Sevilla ganhou a competição por três anos consecutivos (2014, 2015 e 2016).

O Arsenal fracassou em não conseguir a vaga para a Champions diretamente pela Premier League, isso é verdade, mas eis a chance da redenção. A dupla Lacazette-Aubameyang tornou o ataque do Arsenal algo formidável e, quis o destino, Petr Čech vai encerrar sua carreira como jogador podendo ganhar um título justamente contra o Chelsea, onde o tcheco é ídolo (e para onde deve ir assumir um cargo técnico assim que a temporada terminar).

O que esperar do duelo

A primeira coisa que qualquer um ouve falar sobre o duelo é a polêmica política envolvendo o meia gunner Mkhitaryan, que não pôde viajar para a final por conta da sua nacionalidade – a Armênia, país do atleta, e o Azerbaijão, país-sede da partida, vivem sérios problemas e que não mantém relações diplomáticas um com o outro. Há até notícias de torcedores do Arsenal que foram parados por policiais em Baku por andarem com a camisa do time com o nome do armênio.

Só isso já deveria servir para colocar fogo no jogo, mas as coisas vão além. Há a presença de Petr Čech no gol do Arsenal, podendo ser campeão e se aposentar contra o ex-time, e do outro lado Olivier Giroud, veste a camisa do Chelsea contra o clube que o trouxe para a Inglaterra e onde jogou de 2012 a 2018. Longe de raiva, porém, ambos os atletas só demonstram respeito e carinho pelos respectivos ex-clubes – e as torcidas retribuem.

Num jogo que vale o dobro para o Arsenal do que para o Chelsea, que viveram temporadas equilibradíssimas um em relação ao outro, as odds são levemente favoráveis para o lado azul do confronto. Vitória do Chelsea paga 2,3 para 1, enquanto que vitória do Arsenal paga 3,1 para 1 – tudo isso no tempo normal. Se os Blues forem campeões, independente de como, odds a 1,75 para 1. Se o troféu for para os Gunners, pagamentos a 2,1 para 1.

Comentários do Facebook