Tottenham x Manchester City e Liverpool x Porto: começam as quartas da Champions

36
manchester city
Ainda resta tudo por definir na Premier League. Quem ganha somos nós

Faz quase um mês que tivemos ação de Liga dos Campeões pela última vez, quando rolaram as oitavas de final com alguns dos maiores placares agregados já vistos em mata-mata da maior competição europeia de clubes. Teve 10×2, 5×3, 5×1, 4×0 e mais, e só entre gente grande.

As oitavas são parte do passado e agora o que importa são as quartas de final, que começam logo mais com o duelo 100% inglês entre Tottenham Hotspur e Manchester City e também Liverpool x Porto. Mais tarde tem Libertadores da América e amanhã tem mais Champions, mas aqui vamos focar apenas nestes dois duelos supracitados – e só ali já temos bastante o que falar!

A Inglaterra fazendo bonito na Champions: Spurs x Citizens

kane tottenham
O Tottenham pode estar no papel de azarão do duelo, mas não deve ser considerado um alvo fácil para ninguém, nem mesmo o poderoso City

Fazia muito tempo que a Inglaterra não mandava tantos representantes assim para as fases finais das competições europeias. Não bastasse os já citados Tottenham, Manchester City e Liverpool, o Manchester United faz as vezes amanhã e, na Liga Europa, Arsenal e Chelsea estão vivíssimos na busca pelo título da competição.

O jogo entre os azuis de Manchester e os Spurs é o duelo do segundo contra o terceiro da Premier League, o que por si só já representaria um jogaço. Em mata-mata de Champions, ainda por cima, significa o dobro, triplo ou quanto preferir em aumento de importância, competitividade e, e termos simples, sangue nos olhos de ambas as equipes.

É essencial lembrar que a última (e única) vez que o Tottenham chegou em uma fase quartas de final foi em 2010-11, quando acabou atropelado pelo Real Madrid num placar agregado de 5×0. Antes disso, claro, os Spurs chegaram às semifinais da então Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1961-62, uma temporada depois do último título inglês do clube londrino, aliás.

As últimas campanhas europeias do City, por sua vez, mostram consistente melhoras, embora o time ainda não tenha chegado tão longe quanto gostaria. Desde que começou a frequentar a competição de maneira ininterrupta, a partir da temporada 2011-12, os Citizens só conseguiram chegar até uma única semifinal e nada mais. Eis a chance, finalmente, de repetir o desempenho e, esperam os torcedores, ir ainda além.

O primeiro jogo acontece no novíssimos Tottenham Hotspur Stadium, que terá seu batismo de fogo num duelo impressionante. Assim como no Campeonato Inglês, a campanha dos Citzens na Liga dos Campeões é melhor, e por isso poderão decidir a vaga dentro do Etihad Stadium. As odds em Betfair, ainda assim, favorecem o City. Vitória dos azuis de Manchester por 1×0 ou 2×1 pagam 7 para 1, enquanto que os mesmos placares em favor dos Spurs pagam 12 para 1.

Liverpool favoritíssimo x Porto azarão

Faz cinco jogos que o Liverpool só sabe o que é vencer e nada mais. É o time a ser temido neste duelo e, se passar, nos próximos também

Só sendo muito inocente para acreditar que este seja um duelo equilibrado. Não é desrespeitar o Porto, um gigante português (e europeu também, por que não?), mas é simplesmente irreal pensar que os Dragões estejam no mesmo nível técnico que o Liverpool, líder do Campeonato Inglês e donos de campanha histórica – além de atuais vice-campeões da própria Champions League.

Os números dos Reds são assustadores. Melhor defesa da Premier League com apenas 20 gols sofridos em 33 jogos e segundo melhor ataque (75 gols marcados). A campanha na Liga dos Campeões não é tão boa, com 12 gols feitos e 7 sofridos, além de alguns sufocos tomados desde a fase de grupos, mas isso parece apenas ter fortalecido o time inglês.

Sem tirar o mérito do Porto por ter chegado onde está, mas é inegável que os Dragões tiveram um pouco de sorte combinada com sua competência ao longo da competição. Enquanto que o grupo do Liverpool era chamado (corretamente) de Grupo da Morte, os portugueses não tiveram problemas em serem os primeiros no grupo com Schalke 04, Galatasaray e Lokomotiv Moscou. Nas oitavas, um embate suado contra a Roma rendeu a vaga e eis o Porto onde está.

Por conta das respectivas campanhas na competição, o Porto fará o primeiro jogo na Inglaterra, enquanto que a decisão da vaga acontecerá no Estádio do Dragão, na próxima semana. Como não poderia ser diferente, as odds em Betfair são totalmente favoráveis ao Liverpool. Qualquer vitória do Porto fora de casa paga 12 para 1, enquanto que vitória dos Reds por 1×0, 2×1 ou 3×0 pagam todas 7 para 1.

Comentários do Facebook