Numa rodada sem Premier League, já que os ingleses estão ocupados com a FA Cup, vimos três líderes dos campeonatos europeus mais importantes perderem seus jogos e trazerem uma boa dose de caos sobre as respectivas tabelas. Confira, então, nosso pós-rodada europeu do fim de semana!
Barça cai, Real agradece
A missão do Barcelona era ingrata: vencer o Valencia no estádio Mestalla. Pois o Barça foi lá e…tomou de 2×0, sendo completamente dominado pelos Morcegos. É a segunda vez que o Valencia se dá bem em cima dos catalães no retrospecto recente, já que o time venceu a final da Copa do Rei de 2019 sobre Messi e cia. Maxi Gómez foi o nome da partida, tendo feito os dois gols dos donos da casa (e ainda perdido um pênalti).
Com a derrota, o Barcelona vê o Real Madrid passar por si na tabela como um foguete, já que os Merengues venceram seu (bem mais fácil) duelo contra o Valladolid por 1×0. O time de Zidane agora tem três pontos a mais que o de Quique Setién.
Completando a parte de cima da tabela de La Liga, o Atlético de Madrid só empatou e viu ambos Sevilla e Getafe, vitoriosos na rodada, passarem por si e assumirem a terceira e a quarta posições, respectivamente.
Napoli se redime vencendo a Juventus
A campanha do Napoli no Campeonato Italiano era do estilo “rolando ladeira abaixo”. O time vinha de três derrotas consecutivas, estava na metade de baixo da tabela e, quis o destino, conseguiu vencer simplesmente a líder da Serie A TIM.
O jogo foi equilibrado, com a Juventus tomando a iniciativa, mas o Napoli equilibrando e dando trabalho. O segundo tempo foi totalmente dos donos da casa, que marcaram com Zieliński e Insigne. Cristiano Ronaldo até descontou no finzinho, mas o placar acabou em 2×1 mesmo, para horror da Velha Senhora, que não perdia há seis jogos no Campeonato.
O parquinho só não pegou fogo de vez na tabela porque ambas Inter de Milão e Lazio empataram seus jogos, que também eram duelos pesados. Os Nerazzurri ficaram num 1×1 com o impressionante Cagliari, que estão em sexto, enquanto que a Lazio ficou no mesmo placar com sua arquirrival Roma. Destaque também para Milan e Atalanta, que venceram seus jogos e seguem firme em campanha de recuperação.
Bayern e Borussia goleiam na rodada em que Leipzig tropeça
Se tem um campeonato que está emocionante de se acompanhar, é a Bundesliga. Quem abriu a rodada, e abriu bonito, foi o Borussia Dortmund. De novo com a jovem sensação Haaland brilhando, o time aurinegro fez 5×1 no Colônia e se colocou de vez na disputa pelo título.
Já o Bayern de Munique também foi impiedoso, vencendo o Schalke 04 por 5×0 sem piedade na Allianz Arena. Cinco marcadores diferentes definiram o placar, que mantém os Bávaros na segunda posição, mas há apenas um pontinho do RB Leipzig…
…que finalmente foi derrotado, depois de 10 rodadas invicto no Alemão. O time recebeu o Eintracht Frankfurt e sofreu um 2×0 que complica sua situação antes confortável na tabela. Não bastasse, o Borussia Mönchengladbach também reencontrou o caminho da vitória, venceu o Mainz 05 por 3×1 e reassumiu a terceira posição, apenas dois pontos atrás dos Touros Vermelhos.
FA Cup e Campeonato Francês sem surpresas
Se tudo o que dissemos até agora foi digno de surpresa e emoção, o mesmo não pode ser dito sobre a Copa da Inglaterra e Ligue 1 francesa.
Na Terra da Rainha, os grandes se ocuparam da quarta rodada da tradicionalíssima competição, e praticamente todos se deram bem. Leicester, Chelsea, Manchester City, Manchester United e Arsenal venceram com tranquilidade e estão garantidos na próxima fase, que já pode ver derbys e clássicos pegados.
Quem deixou a desejar foram Tottenham e Liverpool. Os Spurs jogaram contra o Southampton e ficaram num 1×1 com gosto de derrota, já que os Saints empataram no finalzinho. Os Reds, por sua vez, também empataram, mas com um time bem menor: Shrewsbury Town, da terceira divisão inglesa. O 2×2 final começou como 2×0 pró-Liverpool, que tomou o empate e se vê forçado a jogar o replay (assim como o Tottenham).
Na França, para finalizar, nada de novo sob o sol: o PSG venceu de novo, com gol de Neymar (que homenageou Kobe Bryant num gesto muito bonito) e se mantém isolado no topo da Ligue 1. Empates de ambos Marseille e Rennes, segundo e terceiro na tabela, respectivamente, facilitam ainda mais a vida dos parisienses.