Os 10 jogos mais importantes que restam na Premier League em 2018/19

60

A vantagem de se ter um campeonato com um monte de times competitivos (em todos os níveis) é que isso significa bons jogos ao longo de todo a temporada. Atualmente, nenhuma outra competição nacional demonstra isso tão bem quanto o Campeonato Inglês.

A Premier League ainda está longe de acabar, mas jogos decisivos acontecem praticamente a cada rodada numa competição que, sendo bem rigoroso, tem pelo menos três clubes disputando o troféu e outros três querendo se garantir pelo menos nas competições europeias.

Assim sendo, vamos dar uma olhada nos 10 jogos que achamos que serão os mais importantes para decidir quem levanta o caneco no final da temporada e quem chega na Liga dos Campeões da Europa!

10. Arsenal x Manchester United (09/03 – Emirates Stadium)

O Arsenal está se tornando uma das vítimas favoritas de Lingard, que deixou o seu gol na vitória do United por 3×1 no último duelo entre os times

A última experiência do Arsenal recebendo o rival de longa data Manchester United em sua casa, o Emirates Stadium, teve um gosto bem amargo: vitória dos Red Devils por 3×1, com direito a “Lei do Ex” (Alexis Sánchez marcou o primeiro gol do United), dancinha de Lingard na frente da torcida dos Gunners e eliminação da FA Cup, competição na qual o Arsenal tem o maior número de troféus (13), mas apenas um a mais que o segundo – adivinha quem? Claro, o Manchester United.

Esse jogo acontece no começo de março e, se as coisas continuarem mais ou menos como estão agora, podem decidir qual dos dois rivais fica com a vaga direta na fase de grupos da Liga Europa. Claro que times como Chelsea e Tottenham ainda podem escorregar ao longo dos meses que faltam, então esse clássico sempre pegado e imprevisível pode definir até mesmo quem tem chance de chegar na Liga dos Campeões. Sonhar com título parece um pouco demais para ambos a essa altura do campeonato, mas na Premier League, nunca se sabe…

9. Manchester City x Arsenal (03/02 – Etihad Stadium)

Guardiola e o City talvez esperassem mais uma temporada sossegada terminando em título da Premier League, mas o Liverpool de Jürgen Klopp está mostrando que não é bem assim

O City é praticamente o único clube que ainda tem chances concretas de alcançar o Liverpool na tabela da Premier League, e vencer os jogos teoricamente difíceis que ainda tem pela frente é a melhor maneira de tentar pegar os Reds. Teoricamente, enfrentar o Arsenal é um desses jogos. Na prática, talvez nem tão difícil assim. Os azuis de Manchester venceram os quatro últimos jogos contra os Gunners, fizeram 11 gols e tomaram apenas 1.

O City estreou na temporada 2018/19 justamente contra os londrinos e conseguiu vencer o time do recém-contratado técnico Unai Emery dentro do Emirates Stadium por 2×0. De lá pra cá o Arsenal melhorou enquanto equipe, tendo inclusive derrotado o Chelsea na penúltima rodada, mas ainda é difícil dizer que os Gunners sejam páreo para os Citizens – que vêm de derrota para o limitadíssimo Newcastle, é verdade.

Essa partida acontece no próximo domingo (3), então as odds de Betfair já estão bem quentes. Vitória do City por 3×0 no Etihad Stadium está pagando 9,5 para 1.

8. Chelsea x Tottenham (27/02 – Stamford Bridge)

A fase do Chelsea já foi melhor. A derrota para o Bournemouth no último dia 30 foi tão violenta que custou aos Blues a 4ª posição na tabela, que foi ultrapassado pelo Arsenal

Esses dois londrinos se enfrentam no finzinho de fevereiro. Se a tabela estiver igual está atualmente, significa briga direta para vaga na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Dá para dizer que uma vitória também pode até significar permanecer vivo na corrida pelo título – isso vale para ambos, mas é bem mais realista para o Tottenham.

No jogo do primeiro turno deu Spurs, que venceram em Wembley por 3×1. O jogo do dia 27 é na casa dos Blues, que vão contar com o reforço Higuaín já mais entrosado no time. O Tottenham, por sua vez, já deve contar com Heun-min Son, mas Harry Kane e Dele Alli seguem como potenciais desfalques. O Chelsea foi humilhado pelo Bournemouth na última rodada, perdendo por 4×0, e vai ter que correr atrás do prejuízo se quiser voltar à corrida pelas primeiras posições.

7. Manchester United x Manchester City (24/04 – Old Trafford)

Lá em novembro, Agüero e o Manchester City não tomaram conhecimento do rival local e fizeram 3×1 jogando em seus domínios. Se quiserem continuar perseguindo o líder Liverpool, terão que bater os Red Devils também na casa deles

O Derby de Manchester se tornou um dos pontos altos da temporada inglesa dos últimos anos, ainda mais porque recentemente os times têm disputado títulos ponto a ponto – estamos falando dos atuais campeão e vice, vale lembrar.

O jogo no Etihad Stadium, lá em novembro, viu os Citizens baterem os Red Devils por 3×1 com autoridade, mas isso foi na “Era Mourinho”, que o torcedor do United provavelmente já esqueceu, visto os resultados fantásticos de Solskjær à frente do time – sete vitórias e um empate nos seus oito jogos até agora. Para o jogo de abril, o United vai usar toda a força de sua torcida e, claro, a qualidade absurda que tem em campo, mas que pareciam meio sumidas nos tempos do Special One.

6. Tottenham x Arsenal (02/03 – Wembley)

Aubameyang (15 gols) e Harry Kane (14 gols) estão perseguindo Salah (16 gols) na corrida pela artilharia do campeonato, mas isso não é nada perto da disputa entre os dois times do norte de Londres em si

Uma das rivalidades mais ferozes de toda a Inglaterra, o Derby do Norte de Londres é sempre promessa de jogaço, quase sempre com os atletas de ambos os clubes com os nervos à flor da pele. Assim foi no primeiro turno: um jogo maluco no Emirates Stadium, que terminou em 4×2 para o Arsenal e teve virada, briga, insulto à torcida, expulsão e tudo mais que se poderia esperar de um clássico desse naipe.

O Tottenham teve sua vingança poucos dias depois, eliminando o arquirrival da Copa da Liga Inglesa, mas o jogo do segundo turno vale muito mais: a vaga direta para a Champions ou, quem sabe, o tão sonhado título, que os Spurs não sabem o que é ganhar há mais de 50 anos. A bola rola no comecinho de março e, de brinde, pode ser um dos primeiros jogos no novo estádio do Tottenham, que talvez já esteja pronto até lá.

5. Manchester City x Chelsea (10/02 – Etihad Stadium)

Tropeços graves na última rodada podem custar cara aos dois times azuis, que se enfrentam em pouco mais de uma semana

Os dois últimos campeões se enfrentam daqui a duas rodadas, e este é um jogo que vale demais, principalmente para o Manchester City, que tem aspirações mais realistas ao título da Premier League. Para o Chelsea, a vitória vale mais um passo no caminho de conseguir vaga na Liga dos Campeões, ainda mais agora que o time foi ultrapassado pelo Arsenal na tabela.

O jogo do primeiro turno, no começo de dezembro, foi um espetáculo à parte, do qual o Chelsea saiu vencedor pelo placar de 2×0 e, principalmente, acabou com uma invencibilidade de 15 jogos do City pelo Campeonato Inglês. Na última rodada, ambos perderam seus compromissos contra times menores (o Newcastle bateu o City e o Bournemouth atropelou o Chelsea, como já falamos). Vencer é a única opção para ambos se ainda tiverem alguma ambição nesta temporada.

4. Liverpool x Chelsea (13/04 – Anfield)

Os dois times empataram seu primeiro duelo,lá no comecinho do campeonato, o que manteve a invencibilidade de ambos intacta. Na reta final da Premier League, a coisa deve ser outra

Foi num jogo idêntico a esse que, na temporada 2013/14, Steven Gerrard caiu no chão e levou consigo o que poderia ter sido o primeiro troféu dos Reds em quase 15 anos. Águas passadas, é o que o torcedor do Liverpool quer acreditar. O jogo do primeiro turno, que aconteceu no fim de setembro, acabou num 1×1 indigesto, mas aqueles talvez fossem outros tempos.

O Liverpool cresceu demais como time e isso é inegável. O trabalho de Jürgen Klopp é digno de aplausos, enquanto que o de Maurizio Sarri, embora a campanha respeitável, está abaixo das expectativas de um torcedor exigente como o do Chelsea. O jogo em Anfield acontece apenas em abril, o que quer dizer que, se as coisas seguirem como estão, pode muito bem selar o título do Liverpool em caso de vitória – ou bagunçar de vez a tabela em caso de derrota.

3. Manchester United x Liverpool (24/02 – Old Trafford)

Shaqiri foi o grande nome do jogo do primeiro turno: entrou com a partida empatada, fez dois gols e deu show no Anfield

Claro que o maior clássico da Inglaterra tinha que estar na nossa lista! Ele só não está mais bem posicionado porque, embora não dê pra dizer que a fase do Manchester United não seja boa, a campanha do time na primeira metade da temporada foi tão medíocre que acabou deixando o clube para trás demais na tabela para ser considerado candidato real ao título.

De qualquer maneira, receber o maior rival na sua casa, sabendo que pode atrapalhar (e muito) a caminhada dos Reds até o título deve ser mais do que o suficiente para o United jogar com a faca entre os dentes. A partida do primeiro turno, em Anfield, acabou em vitória do Liverpool por 3×1, o que é mais motivo ainda para o United buscar vingança contra Klopp e seus comandados.

2. Manchester City x Tottenham (20/04 – Etihad Stadium)

A vitória do Manchester City no primeiro turno veio através de um 1×0 suado e sofrido. O segundo jogo acontece no Etihad Stadium e é obrigação do City vencer de novo se quiser pensar em ganhar o campeonato – e para os Spurs vale o mesmo

Se alguém de, digamos, 20 anos atrás tivesse viajado no tempo e visse esse jogo na segunda colocação dos mais esperados da temporada, provavelmente teria tido uma crise de riso. Ainda bem que a Premier League é legal justamente por ser um campeonato cheio de surpresas, com diversas ascensões e quedas inesperadas.

Citizens e Spurs se pegam somente no meio de abril, o que quer dizer que o campeonato vai estar entrando na sua reta final. Dependendo dos placares que forem saindo antes disso, pode ser o jogo que decrete se o Manchester City – ou mesmo ambos – ainda tem chance de alcançar o Liverpool na luta pelo título. O jogo do primeiro turno rolou em Wembley e terminou 1×0 para o City. Uma vingança dos Spurs fora de casa parece improvável, mas a grande graça do Campeonato Inglês é ser totalmente imprevisível, não é?

1. Liverpool x Tottenham (31/03 – Anfield)

A vitória contra o Tottenham fora de casa foi a quinta consecutiva em cinco jogos do Liverpool, lá no começo do campeonato. Os Spurs precisam vencer a todo custo o jogo em Anfield se ainda quiserem sonhar com o troféu da Premier League

Levando em conta que o duelo entre os atuais primeiro e segundo colocados já foi (City 2×1 Liverpool, no dia 3 de janeiro), nada mais justo do que considerar o jogo mais esperado o confronto entre o primeiro e o terceiro, certo?

O Liverpool venceu o jogo de ida: 2×1 contra os Spurs em pleno Wembley, lá em setembro. De lá pra cá foram 18 jogos, com 14 vitórias, quatro empates e só uma derrota – uma campanha de gala, que tem tudo para se tornar a do campeão. A missão do Tottenham, se quiser impedir isso e, é claro, ter ele próprio chance de faturar o tão sonhado troféu, é vencer os Reds em seus domínios no fim de março.

É rezar para o departamento médico trabalhar rápido e trazer Dele Alli e Harry Kane de volta ao mais rápido possível – e esperar que isso seja o suficiente para vencer o melhor time da liga no Anfield lotado.

Comentários do Facebook