Chegou o final de semana e, com ele, mais uma rodada de futebol pelos campeonatos europeus, que estão pegando fogo neste início de temporada 2019-20. Vamos dar uma olhada em tudo o que vai rolar na Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália e ver também o que Betfair nos reserva nas melhores apostas.
As cidades de Manchester e Liverpool param
Num evento razoavelmente recorrente, coincidência ou não, os times de Liverpool e Manchester jogam uns contra os outros na mesma rodada, para alegria de geral, ainda numa temporada como a atual.
Para começar, o maior jogo da Inglaterra dos últimos anos, sem dúvidas: Manchester City x Liverpool, duelo dos dois últimos campeões, dos ataques formidáveis, dos times difíceis de ganhar, de Guardiola com Klopp…enfim, um jogaço aguardado desde o começo de cada temporada.
O momento dos clubes, porém, é de nítida diferença, e a tabela não escode. O Liverpool é vice-líder, e apenas porque o surpreendente Southampton jogou e ganhou nesta sexta (7) já. O Manchester City, por sua vez, é apenas 10º colocado, mas a Premier League é cheia de surpresas, como bem sabemos, e uma vitória simples pode colocar os Citizens em posição de Champions League, para se ter noção.
Lógico que ninguém espera nada menos que um jogaço, ainda mais com o retrospecto recente: de 2017 para cá apenas, foram quatro empates, três vitórias do City e quatro do Liverpool, o que mostra bem o equilíbrio. A partida será no Etihad Stadium, onde a disputa costuma ser ainda mais acirrada, com três vitórias dos anfitriões, duas derrotas e um empate os últimos cinco anos.
Contando tudo isso, as odds são condizentes: 1,95 para 1 pró-City, 3,25 para 1 pró-Liverpool e 4 para 1 se der empate.
O jogo que abre a rodada da Premier League também coloca as cidades vizinhas frente a frente: Everton x Manchester United são a atração da vez no Goodison Park. O Manchester United pode se considerar, inclusive, à beira da crise, vindo de derrota na Champions League para o fraco Istambul Baseksehir e também na Premier League, na qual perdeu para o rival Arsenal semana passada. Mais uma vez, a cabeça do técnico Solskjaer está sendo pedida por bastante gente.
O Everton, por sua vez, viu a maré de sorte dar uma esfriada, após um início avassalador, já acumula três jogos sem ganhar (duas derrotas e um empate), tendo caído para 5º na tabela. Se reabilitar contra um velho rival de disputas clássicas cairia muito bem para o time de Carlo Ancelotti.
Além desses, os gigantes da Inglaterra entram em campo nos seguintes jogos: Arsenal x Aston Villa (valendo muito para ambos), Leicester x Wolverhampton (brigando para ficar no pelotão de cima), Chelsea x Sheffield e Tottenham x West Bromwich.
Clássico alemão: Borussia x Bayern com sangue nos olhos
Embora já façam longos 7 anos da final de Champions League entre os clubes, a rivalidade entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique diminuiu pouco ou nada. É verdade que o Dortmund viu seu nível declinar um pouco nos últimos anos, mas jogar contra os rivais Bávaros é sempre um dos pontos altos da temporada do time.
No momento, ambos fazem campanha idêntica na Bundesliga, com 15 pontos ganhos cada e até mesmo desempenho idêntico na ordem das rodadas até agora, sendo que os dois aparecem com quatro vitórias consecutivas. Na Champions, aliás, os dois também não têm do que reclamar, liderando seus grupos e vencendo jogos potencialmente complicados.
Agora é a hora de ver como será o duelo frente a frente, muito esperado. A partida acontece no Signal Iduna Park, que perde um pouco da sua força vazio, sem o apoio da torcida ensandecida que compõe a muralha amarela, e o retrospecto recente também pesa a favor do Bayern, que venceu os últimos três encontros. Por conta disso, as odds na Betfair são de 3,6 para 1 a favor do Borussia e só 1,95 para 1 a favor do Bayern.
Jogos tensos na Itália e mais
Dois jogos na Itália chamam a atenção nesta rodada, ainda mais num campeonato que começou tão equilibrado como este. O primeiro é Lazio x Juventus, na capital italiana, partida que costuma definir os rumos da temporada para os dois gigantes.
A temporada das duas equipes está esquisita, quase que abaixo do normal, e o duelo promete mostrar quem vai brigar lá em cima e quem vai ter que correr atrás do prejuízo. Falando em correr atrás, a 4ª colocada Atalanta pega a 6ª, Inter de Milão, numa partida digna de UEFA Champions League, a qual vale a pena assistir.
Na França, o compromisso do líder PSG, que vem de derrota na Champions, é contra o perigoso Rennes, atual terceiro colocado e potencial pedra no sapato. Neymar e companhia fazem bem em tomar cuidado, mesmo que jogando em casa.
Para terminar, a Espanha terá uma rodada mais tranquila, oportunidade de ouro especialmente para o Barcelona tentar sair da sequência horrível de quatro jogos sem vencer. O adversário é o Betis. Já o Real Madrid precisa acender o sinal de alerta, já que seu adversário é o tradicionalíssimo Valencia, gigante ferido, mas sempre perigoso.