Barcelona e Real Madrid disputam vaga na final da Copa do Rei

25

Barcelona versus Real Madrid, Real Madrid versus Barcelona: não importa a fase dos times, o chamado El Clásico espanhol é sempre um dos momentos mais esperados da temporada, e em 2019 os torcedores terão o prazer de ver este grande derby acontecer simplesmente três vezes em menos de um mês.

O primeiro duelo entre os rivais ferrenhos acontece no Camp Nou, nesta quarta-feira (6), e é o jogo de ida das semifinais da Copa do Rei. O próximo confronto é o jogo de volta do mesmo torneio, no dia 27, dessa vez no Santiago Bernabéu. Por fim, logo no dia 3 de março os dois voltam a se encontrar em Madrid de novo, em duelo válido pelo Campeonato Espanhol.

A fase do Barça é melhor como um todo: líder isolado do Espanhol, o clube catalão fez ótima campanha na fase de grupos da Liga dos Campeões e ainda atropelou o indigesto Sevilla nas quartas-de-final da Copa do Rei, com um placar agregado de 6×3.

O Real, por sua vez, está correndo atrás do prejuízo em La Liga há meses, amargando uma incomum terceira posição, mas se recuperando passo a passo, principalmente graças à ótima fase de Vinicius Jr., que está voando, para falar o português claro.

Para o jogo de logo mais, Lionel Messi ainda é dúvida. Vamos falar sobre isso, um pouco sobre a história do confronto e te ajudar a se preparar para fazer aquela aposta certeira e vencedora, que tal?

Vinícius Júnior é um dos atletas que está servindo de consolo para um torcedor que perdeu Cristiano Ronaldo há poucos meses e viu seu time cair muito de rendimento

O caminho até as semifinais

Como acontece com a maioria dos grandes clubes nos países europeus, a copa nacional tende a ser o momento em que o time vai ser rodado, gente jovem vai entrar em campo e medalhões vão assistir do banco e só entrar em casos de emergência. Com Real Madrid e Barcelona não é diferente, mas a situação tende a ser outra na reta final da competição e, principalmente, com os clubes sabendo que vão jogar um contra o outro no maior derby do país, quiçá da Europa.

A campanha dos dois times na Copa do Rei até agora foi bem parecida. O Real Madrid passou por Melilla, Leganés e Girona no caminho até as semis, enquanto que o Barcelona despachou Cultural Leonesa, Levante e Sevilla. Os Merengues marcaram 20 gols e sofreram cinco, enquanto que o time catalão balançou as redes 15 vezes e foi vazado seis vezes. O Real ganhou cinco e perdeu um dos jogos, e o Barça ganhou quatro e perdeu dois.

Analisando essas estatísticas isoladamente, a impressão que se tem é que os madridistas são favoritos – afinal, são mais gols feitos, menos sofridos e uma vitória a mais que os rivais. Infelizmente para os torcedores merengues, a verdade é que o favoritismo é todo do Barcelona, e isso fica claro até nas odds de Betfair. Se o Real Madrid vencer por 3×0 fora de casa, o pagamento é de inacreditáveis 51 para 1. Vitórias do Barcelona por 1×0 ou 2×0, por sua vez, pagam ótimos 10 para 1.

O que esperar da partida

Messi sentiu a coxa direta no empate por 2×2 contra o Valencia, na última rodada do Campeonato Espanhol, de modo que o craque argentino ainda é dúvida para o jogo de logo mais. Caso se confirme a ausência do camisa 10 do Barcelona, a vaga de protagonista deve recair sobre Philippe Coutinho, que anda meio apagado no elenco azul-grená, mas tem feito ótimos jogos pela Copa do Rei – competição na qual o brasileiro é o artilheiro da equipe, com três gols em quatro jogos.

Embora tenha amargado o banco de reservas mais vezes do que qualquer jogador de ponta queira, Philippe Coutinho é o jogador do Barça que mais marcou gols na Taça do Rei

Do lado merengue, como já comentamos, quem está jogando de dar gosto é o também brasileiro Vinicius Jr., a ponto de um membro da comissão técnica da Seleção Brasileira (Sylvinho, no caso) ter viajado para a Catalunha para ver o jogo e acompanhar o desempenho do jovem ponta-esquerda – além de também poder observar Marcelo e Casemiro (do lado do Real) e Coutinho e Arthur (do lado do Barça). Vinicius Jr. está em plena ascensão, tendo feito quatro gols e dado seis assistências nos seus 20 jogos com a camisa merengue.

Na outra semifinal, que acontece no dia seguinte, o Betis recebe o Valencia na cidade de Sevilha. As odds estão em 11 para 1 se o Valencia vencer fora de casa por 2×1.

Comentários do Facebook