Real Madrid segue mal em temporada que pode ser a pior em 15 anos

23

Depois de ter um pequeno choque no começo da trajetória de Santiago Solari como treinador da equipe, o Real Madrid voltou ao modo crise. A derrota por 2 a 0 para a Real Sociedad derrubou o time para a quinta posição no Campeonato Espanhol, um ponto atrás do modesto Alavés e 10 atrás do Barcelona. E não estamos no começo dos trabalhos: falta apenas uma rodada para o fim do turno.

A temporada 2017/18 foi um pouco enganadora para os merengues. Os sinais estavam ali do fim da linha e a necessidade de sangue novo. Porém a arrancada até a conquista da terceira Champions League seguida fez Florentino Pérez pensar mais na remodelação do Santiago Bernabeu que no elenco.

As saídas de Cristiano Ronaldo e Zinedine Zidane não foram repostas e quem tinha que ascender está falhando na missão. Ainda dá para tirar algo deste ano? E como estão as odds para as competições que o clube está disputando? Vamos à análise.

Pior temporada desde 2003/04

Ainda há tempo de sobra para uma arrancada que dê a segunda ou terceira posição, o que não é honrável, mas pelo menos não é patético como a quinta e ficar atrás do Alavés.

O Real Madrid já tem um histórico recente de terceiras colocações recentemente, ficando atrás do Atlético de Madrid e o campeão Barcelona na temporada passada e em 2013/14, quando o Atlético venceu e o Barcelona ficou com o vice.

Abaixo disso temos que voltar para 2003/04, quando a equipe ficou na quarta posição, atrás do Valencia, Barcelona e Deportivo La Coruña. Mas até nisso este time é pior: o Real daquele ano estava brigando com o Valencia até a metade final da competição, quando teve seis derrotas em sete jogos em uma crise dos galácticos, que estavam entrando em cena completos naquele ano: foi a primeira temporada de David Beckham junto com Raúl, Zidane, Roberto Carlos, Ronaldo e Figo.

Essa péssima performance, com derrotas humilhantes em casa, está fazendo as odds do Real ser campeão espanhol alcançarem níveis difíceis de ver com tanto jogo faltando. A conquista paga 19 para 1 neste momento, contra 13 para 1 do Atlético e 1,08 para o Barcelona. Para a Betfair, La Liga está bem encaminhada.

O que está causando tudo isso?

kroos De Rossi Real Madrid Roma
As estrelas do Real Madrid deixaram de jogar ao mesmo tempo. E Cristiano Ronaldo não está lá para ajudar

Como disse acima, perder Cristiano Ronaldo e Zidane não é fácil, mas o elenco continua estelar e deveria entregar mais. Luka Modric caiu de rendimento de forma clara, o que é justificável pelo desgaste da temporada européia emendando com uma Copa do Mundo onde o croata levou o time para a final com 3 prorrogações na conta. Toni Kroos também não joga bem e acabou de sofrer uma lesão no adutor da coxa.

Mas a decepção maior é com Gareth Bale. Os mesmos problemas de sempre não foram superados: lesões e inconstância na produção continuam. E as notícias mais recentes tratam de desavenças no vestiário, desconfiado das mais recentes dores e de sua falta de regularidade.

A partir daí, o efeito é cascata: Varane e Sergio Ramos não jogam mais tão bem, Casemiro está em seu pior momento desde que tornou-se titular do Real Madrid e mais uma vez as deficiências defensivas de Marcelo estão sendo colocadas na lente.

Tem como sair dessa?

A resposta é sim porque ano passado o time saiu dessa vencendo a Champions League. Só isso.

O confronto das oitavas será contra o Ajax e na Betfair, o time espanhol paga 12 para 1 para o tetra, que é muito, mas muito improvável. Mas prova da força do Real está nesse número, inferior ao do líder do campeonato alemão (Borussia Dortmund), do Tottenham, do também em crise Bayern de Munique e do Atlético de Madrid.

Os favoritos para a casa são o Manchester City, com 4,2 para 1 e o Barcelona, com 5 para 1.

Mas o mais mais provável aqui é que esta seja uma temporada perdida para o Real Madrid, que chegará em 2019/2020 com um provável novo treinador, alguma nova estrela – Mbappe, Neymar, Eriksen? – e muitas mudanças no 11 inicial.

Comentários do Facebook