Mais um fim de semana chega ao fim, mais uma rodada de futebol da recém-iniciada temporada 2020-21 termina e nos permite analisar o que rolou nos gramados europeus!
Premier League começa a ferver
O jogo mais aguardado da rodada #2 da Premier League era o clássico entre Chelsea e Liverpool no Stamford Bridge. Os Blues, dos times que mais contratou na janela de transferência, entrou querendo se impor como candidato ao título, mas viu o atual campeão amassá-lo.
O primeiro tempo foi razoavelmente equilibrado e pouco movimentado, mas toda essa equidade acabou assim que o zagueiro Christensen, dos donos da casa, foi expulso instantes antes do intervalo. Na volta o que se viu foi um show de erros dos donos da casa e os Reds aproveitando.
Os dois gols do jogo saíram dos pés de Mané, com destaque para o segundo tento, que nasceu de falha bizarra do goleiro Kepa, já duramente criticado, e cuja lambança custou a derrota ao time de Frank Lampard. O Chelsea até teve um pênalti a seu favor e poderia ter voltado par o jogo, mas Jorginho bateu mal e Alisson defendeu. Três pontos para o Liverpool em Londres.
Outra partida pela qual a galera ansiava era a do badalado Wolverhampton contra o todo-poderoso Manchester City. A equipe de Pep Guardiola entrou atropelando e fez 2 a 0 no primeiro tempo, mas o Wolverhampton reagiu, diminuiu e poderia ter empatado. Gabriel Jesus, no fim, fez o terceiro para o City respirar no sempre chato para visitas Molineux.
Três times que fizeram bonito na rodada foram Everton, Leicester e Tottenham. Os Toffees golearam o West Bromwich por 5×2 e se mantém com 100% de aproveitamento, na vice-liderança – seriam líderes se não fossem os Foxes, que enfiaram 4×2 no Burnley. Os Spurs, enfim, se recuperaram da derrota na primeira rodada e atropelaram o Southampton fora de casa por 5×2. Destaque para Son, que fez quatro gols de quatro assistências de Harry Kane – um recorde!
Para fechar a turma do Big Six, dois times que jogaram mal: Arsenal e Manchester United. A diferença é que os Gunners, mesmo capengando, venceram o West Ham por 2×1 num derby londrino, enquanto que o United estreou tomando uma inesperada surra do Crystal Palace dentro do Old Trafford: 3×1. É bom Solskjaer e os cartolas irem às compras, porque a coisa está feia para o lado dos Red Devils.
Bayern de Munique: o campeão de tudo atropelando na Bundesliga
Nem deu graça: na primeira rodada do Campeonato Alemão, o Bayern de Munique não tomou conhecimento do tradicional Schalke 04 e enfiou logo 8×0 no time de Gelsenkirchen, sem choro nem vela. Gnabry deu show à parte, com três gols, enquanto que Goretzka, Müller, Lewandowski, Musiala e o estreante Sané completaram a goleada.
Ofuscado pela goleada do time bávaro, o Borussia Dortmund fez uma digna estreia batendo o xará Mönchengladbach por 3×0, com gols do jovem Reyna e dois de Haaland. A terceira força da Alemanha, se é que podemos dizer algo assim do RB Leipzig, também fez sua parte, derrotando o Mainz 05 por 3×1.
Mais futebol pela Europa
Sem quase nenhum alarde, a segunda rodada do Campeonato Espanhol viu Getafe e Betis ganharem de novo e empatarem na liderança com 100% de aproveitamento. Sem jogos de Barcelona e Atlético de Madrid e com o Real Madrid fazendo um 0x0 sonolento com a Real Sociedad, La Liga passou.
Já no Campeonato Francês o PSG reencontrou o caminho da vitória, ainda que sem Neymar, que segue suspenso após expulsão pelo polêmico caso de racismo no jogo contra o Olympique de Marseille. Os parisienses visitaram o Nice e ganharam de 3×0, com Di Maria, Mbappé e Marquinhos balançando as redes. O time da capital, porém, ainda é apenas o 8º na Ligue 1.
Para terminar, o Campeonato Italiano teve seu pontapé inicial, ainda que times grandes como Inter, Lazio, Roma e Atalanta não tenham jogado. Holofotes, então, para a atual campeã Juventus, que já começou a nova temporada com uma bela defesa do seu título, vencendo a Sampdoria em casa por 3×0. Discreto, o Napoli também estrou com vitória: 2×0 no Parma fora de casa.